A Renault apresentou o novo Symbioz E-Tech full hybrid, um SUV compacto para o segmento C que se posiciona entre o Captur e o Austral. Com apenas 4,41 m de comprimento, o novo Symbioz completa a gama E-Tech da Renault, que já inclui o Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m).
Esteticamente, o novo SUV da marca francesa é equipado com detalhes que lembram o Captur, especialmente na seção frontal, onde a grade e a assinatura luminosa em LED são muito semelhantes. No entanto, o Symbioz apresenta um certo ar de coupé, em grande parte devido a uma linha de teto que se inclina em direção à traseira.
A Renault afirma que este novo modelo é destinado a famílias que buscam espaço e design contemporâneo, assim como frotas de empresas que procuram eletrificação sem comprometer o custo total de propriedade.
Para esse propósito, ele conta com um porta-malas de 625 litros, beneficiando-se de um banco traseiro que pode ser deslocado longitudinalmente em cerca de 16 cm. Em condições normais, o porta-malas tem uma capacidade de 492 litros. Além disso, o Symbioz também oferece um espaço adicional de 24,7 litros de armazenamento na cabine, incluindo 7 litros no porta-luvas.
Ao generoso espaço oferecido pelo novo modelo da Renault, uma vasta gama de equipamentos é adicionada, já vista no Rafale e Scenic, como a nova geração de tetos panorâmicos de vidro Solarbay, baseados na tecnologia PDLC (Cristal Líquido Disperso em Polímero), que se tornam opacos automaticamente, evitando a necessidade de uma cortina, além de duas tomadas USB-C na frente e mais duas para os passageiros do banco traseiro, e no caso das versões com nível e acabamento mais altos, um carregador de smartphone por indução também está disponível como padrão.
O novo Symbioz estará disponível em três versões: Techno, Iconic e Esprit Alpine, e é baseado na plataforma CMF-B, a mesma utilizada pelo Clio, Captur e Arkana, e chegará ao mercado com um trem de força híbrido E-Tech, o mesmo utilizado pelo Arkana, combinando um motor a gasolina de 1,6 litro com quatro cilindros e dois motores elétricos (um motor elétrico de 36 kW e um gerador de partida de alta tensão de 18 kW) e uma bateria de 1,2 kWh, proporcionando uma potência combinada de 145 cv. A potência é gerida pela caixa de câmbio multimodal do Grupo Renault, sem embreagem e com quatro marchas para o motor de combustão e duas para o motor de tração elétrica, resultando em até 14 modos diferentes para otimizar a eficiência do combustível.
Apesar de não ter revelado os preços do novo Symbioz para o mercado nacional, a Renault já anunciou que os pedidos abrirão no verão e as primeiras unidades chegarão em setembro.