O GP de Jerez foi marcado pela intensa batalha entre Marc Márquez e Francesco Bagnaia nas voltas finais da corrida de domingo. O piloto espanhol mais uma vez conquistou a pole position e conseguiu ser muito competitivo ao longo do fim de semana.
Falando em seu podcast, Jorge Lorenzo comentou sobre a disputa e lembrou que o piloto espanhol está em uma versão inferior da Ducati em relação a Pecco.
– ‘Pecco estava a 95%, mas quando Marc o ultrapassou, ele conseguiu os 5% que estava faltando. Bagnaia também deixou claro que a GP24 estava ganhando na reta, acho que é superior em termos de aceleração e velocidade. O que eu vi foi que Marc, para acompanhar o ritmo diabólico de Bagnaia, teve que frear forte. Ele teve que compensar o que estava perdendo em aceleração. Márquez com uma moto de 2024 ganha 100%, vamos ver quando ele tiver uma moto como a de Pecco e Martin. Para mim, a queda de Marc no sábado foi circunstancial, devido às condições da pista, e a de Bagnaia não foi culpa dele.
Lorenzo falou sobre o que deve ter passado pela cabeça de Marc Márquez no momento do toque entre ele e o piloto italiano: ‘“Vou segurar Pecco, sabendo que é possível que ele entre,” mas quando viu que ele estava entrando, levantou um pouco a moto para que nenhum dos dois caísse. Ambos estavam esperando por aquele toque. Também estou te dizendo, se a situação tivesse sido inversa e Pecco estivesse do lado de fora, você acha que ele teria entrado? Marc não conseguiu superá-lo na coragem. Ele já estava preocupado em superá-lo com sua velocidade. Com os pontos que Marc perdeu nas três corridas em que caiu, ele não vai ganhar o campeonato mundial. Ele pode se arrepender dessas quedas no final do ano,” disse Jorge Lorenzo em seu podcast.