AUSTIN, TEXAS – 22 DE OUTUBRO: O Diretor da Red Bull Racing, Christian Horner, e o CEO da McLaren, Zak Brown, participam da Conferência de Imprensa dos Diretores de Equipe antes do treino final para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 no Circuito das Américas em 22 de outubro de 2022, em Austin, Texas. (Foto de Clive Mason/Getty Images)
O paddock do Grande Prêmio de Miami tem estado agitado com conversas desde que Newey, o renomado designer e figura múltipla campeã no esporte, fez um anúncio surpreendente de que deixará a Red Bull no próximo ano, após quase duas décadas de serviço.
Newey, cujos carros conquistaram 25 campeonatos de pilotos e construtores de Fórmula 1, pode ser o agente livre mais procurado da categoria, mas Brown acredita que pode haver uma fuga em massa de talentos buscando escapar do caos na Red Bull.
Brown disse a repórteres em Miami: “Dado tudo o que aconteceu desde o início do ano, e conhecendo bem Adrian, ele é uma pessoa de alta integridade. Não estou surpreso que ele esteja seguindo em frente.
“Acredito que a situação na Red Bull está causando alguma instabilidade, que provavelmente será o primeiro dominó a cair, e minha previsão é que não será o último, dado o número de currículos impressionantes circulando”, revelou o CEO da McLaren.
As declarações de Brown apoiam relatos que indicam que a decisão de Newey de sair está relacionada a alegações de má conduta por parte do diretor da Red Bull, Christian Horner, em relação a um membro da equipe, que apelou da decisão que inocentou Horner de qualquer irregularidade.
Após uma investigação interna da equipe, Horner foi inocentado das acusações em fevereiro. Ele também enfrentou escrutínio sobre rumores de conflitos com o pai de Max Verstappen, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Jos, e o conselheiro de motorsport da Red Bull, Helmut Marko.
“Notamos um aumento no número de currículos que recebemos da equipe da Red Bull,” disse Brown. “Adrian é o designer mais bem-sucedido da história, então, além de sua expertise técnica, as pessoas querem trabalhar com indivíduos como Adrian Newey e ao lado dele.
“Acredito que a equipe sentirá falta de suas contribuições do ponto de vista puramente técnico, assim como da liderança e entusiasmo que as pessoas experimentam ao trabalhar com ele,” acrescentou Brown. (Reportagem de Steve Keating)
© 2024