Mais um grande sábado para Jorge Martín, com o piloto da Prima Pramac Racing vencendo mais uma vez e se beneficiando da má sorte de Francesco Bagnaia, que foi forçado a abandonar a corrida devido a problemas com sua moto. Marc Márquez também subiu ao pódio, assim como Maverick Viñales.
Aqui está a tão esperada corrida sprint em Le Mans: 13 voltas, com Jorge Martín na pole position, Pecco Bagnaia e Maverick Viñales na primeira fila, enquanto a segunda fila é composta por Fabio Di Giannantonio, Marco Bezzecchi e Aleix Espargaró.
E na largada, o destaque foi… Bagnaia, mas não pelos melhores motivos: ele caiu de segundo para 15º! Bezzecchi era o segundo e Espargaró o terceiro. Marc Márquez estava em quarto, Viñales em quinto e Jack Miller em sexto. Brad Binder, que largou da 22ª posição, já era 14º.
🚦Lights out in the #TissotSprint 🚦
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
A perfect start from @88jorgemartin as @PeccoBagnaia completely botches it and drops down the field 😱#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/KlUJGbcvnk
Em pouco tempo, Martín ganhou mais de meio segundo sobre Bezzecchi, enquanto Bagnaia deixou o circuito e se dirigiu para a garagem da equipe. Algo deve ter acontecido com sua motocicleta.
A situação só piora para @PeccoBagnaia 😔
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 11 de maio de 2024
Depois de sair da zona de pontuação, ele sai correndo e entra nos boxes para se retirar ❌#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/AyQIiPBGYF
Logo depois, Joan Mir caiu, sem gravidade, e foi a primeira vítima do Sprint em Le Mans. Martín liderava com 0.776s sobre Bezzecchi, com M. Márquez em terceiro após Espargaró ter completado a primeira volta longa das duas que lhe foram atribuídas depois de cometer um erro no início da corrida. Viñales era o quarto e Espargaró o quinto.
A corrida rapidamente alcançou a metade e Martín ainda estava no controle, agora 1.017s à frente de Bezzecchi, enquanto Marc Márquez estava 2.334s atrás do líder em um momento da corrida em que Álex Rins caiu na curva 8.
Marc Márquez estava se aproximando cada vez mais de Bezzecchi e, em uma volta, recuperou 0.5s. Em ascensão estava Enea Bastianini, já na quinta posição, o piloto mais rápido na pista naquele momento.
Com quatro voltas para o final, a sorte parecia estar ao lado de Martín e Marc Márquez, ao contrário de Bezz, que caiu na curva 9 e saiu da corrida!
BEZ HAS CRASHED OUT! 💥💥💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 11, 2024
High drama with 4 laps to go! 😱#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/hEgrMaooYf
Martín agora estava 2.113s à frente de Márquez. Viñales era o novo piloto em terceiro lugar e Pedro Acosta, em sexto, espreitava o top cinco, pois estava 0.372s atrás de Espargaró.
Acosta, por sua vez, evitou uma queda (novamente), mas perdeu tempo crucial para Espargaró, que assim parecia manter a quinta posição em Le Mans.
Sem surpresas, a corrida terminou logo em seguida e Martín celebrou novamente no Sprint!