Aleix Espargaró foi um dos protagonistas do GP da França, mas, muito rapidamente, ele começou a perder posições no grid e tudo isso começou após ser atingido por um piloto, mas não parou por aí, pois, depois, ele também foi atingido mais uma vez e em ambos os casos nenhum dos pilotos que o atingiu foi penalizado.
O piloto da Aprilia Racing explicou o que aconteceu e por que seu desempenho caiu: ‘Eu não fui brilhante hoje, mas também não fui tão mal. O ritmo estava bom o suficiente para terminar entre os cinco primeiros, mas Enea [Bastianini] me atingiu a uma velocidade muito, muito alta, felizmente foi na área de escape.’
O espanhol questionou por que seus adversários não foram penalizados pela ação de atingi-lo: ‘Eu não entendo por que ele não recebeu uma penalidade pela ação, realmente, e então eu perdi muito tempo atrás de DiGia [Fabio Di Giannantonio], atrás de [Fabio] Quartararo, os ultrapassei algumas vezes, mas eles me ultrapassaram novamente e então, na última chicane, Franco [Morbidelli] também me atingiu, também muito forte, e então [Brad] Binder me ultrapassou e se desculpou após a bandeira quadriculada e também sem penalidade. Não havia nada que eu pudesse fazer, realmente, foi uma corrida estranha.’
Lembre-se de que Bastianini recebeu uma penalidade de duas Long Lap, mas não por ter atingido Espargaró, mas sim por cortar a linha de corrida.
Quando perguntado se Enea realmente o atingiu, já que não havia muitas imagens sobre o incidente, o #41 foi claro: ‘Não foi o Enea, ele teve que pegar a moto, foi muito rápido, mas também o Franco. Se eu não tivesse pegado a moto, eu teria caído. A sensação é que eles aplicam uma penalidade se você cai, mas você tem que julgar e penalizar a ação, não o resultado. Eu realmente não entendi. Eu perdi minha corrida ali, naquela parte e estágio da corrida, não para lutar pela vitória, pelo pódio, mas eu estava bem, seis segundos’.
E acrescentou: ‘Eu poderia lutar pelo top cinco. Eu esperava ser mais rápido, mas não tinha aderência. Eu esperava que, com a temperatura mais baixa, tivesse melhor tração e ontem eu me senti muito mais forte e hoje eu não estava. A sensação é que eu tenho alguma velocidade durante os finais de semana, mas não consigo encontrar estabilidade e empurrar como eu empurrei no passado’.