O fabricante holandês de modelos esportivos, Donkervoort, acaba de surpreender seus fãs com o lançamento de uma versão especial e limitada do F22, chamada de Final Five.
Esta variante especial celebra os motores turboalimentados de 2,5 litros da Audi que o fabricante tem utilizado nos últimos 25 anos, culminando no que a Donkervoort se refere como “o melhor carro de cinco cilindros que o mundo já viu.”
Como outras versões do F22, o Final Five possui uma potência de 492 cv, que pode não parecer muito impressionante; no entanto, considerando que este carro esportivo pesa apenas 716 kg, as coisas ficam mais interessantes.
Esse baixo peso é auxiliado por uma carroceria de fibra de carbono feita sob medida. Além disso, o Final Five está equipado com discos de freio de carbono-cerâmica, rodas de fibra de carbono e um sistema de escape em titânio que ajuda a eliminar 4 kg de peso.
O motor turbo de cinco cilindros e 2,5 litros transmite potência para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de cinco marchas e um diferencial de deslizamento limitado Torsen.
A Donkervoort afirma que este Final Five leva apenas 2,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e pode alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h.
O fabricante holandês também anunciou que o Final Five está equipado com amortecedores TracTive ajustáveis eletronicamente, suspensão de duplo braço oscilante na frente e atrás, e pneus Nankang AR1 com medidas 235/40 na frente e 275/35 no eixo traseiro.
Como era de se esperar, a Donkervoort produzirá apenas cinco unidades deste Final Five, todas já vendidas a um preço inicial de €315.000.