Álex Rins conseguiu marcar pontos novamente com o 15º lugar no Grande Prêmio de MotoGP da França. No entanto, foi uma corrida difícil para o piloto da Monster Energy Yamaha, que passou grande parte da corrida preso atrás de Luca Marini (Repsol Honda), incapaz de ultrapassar o oponente.
O espanhol falou sobre essas dificuldades, que ele considera ter sido o principal problema na corrida de Le Mans: ‘Foi realmente difícil para mim. Eu lutei muito desde o começo para ultrapassar o piloto que estava na minha frente. Esse foi o principal problema. No início, a roda dianteira estava um pouco alta e eu perdi algumas posições. Mas então, volta após volta, eu fiquei preso atrás do Marini. Eu estava tentando controlar a quantidade de aceleração para ter uma boa tração para sair perto dele e ultrapassá-lo na reta ou na frenagem. Mas foi realmente impossível para mim, ele estava indo. Esse foi o maior problema’.
Em certo momento, Rins conseguiu ultrapassar o rival italiano, gerenciando a situação da melhor maneira possível: ‘Quando eu estava pilotando sozinho, com os problemas que tivemos durante todo o fim de semana, consegui me controlar mais ou menos, pilotando em 1m32s baixo com problemas para parar a moto, na frenagem, muito deslizamento entrando nas curvas’.
Para o piloto da Yamaha, foi um final de semana para entender e reunir informações antes de um teste importante em Mugello que começa amanhã: ‘Este fim de semana foi um fim de semana para entender e coletar informações, porque eu não senti que fizemos um progresso dia após dia. Agora é muito importante fazer um reset. Vamos subir novamente na moto em Mugello para um teste importante, e vamos ver se conseguimos melhorar’.