Toni Bou e Gabriel Marcelli enfrentarão a rodada inaugural da série ao ar livre no dia 17 de maio em Motegi, Japão.
O Campeonato Mundial de TrialGP de 2024 começa no dia 17 de maio em Motegi, Japão. A equipe Repsol Honda Trial buscará lutar pelo título com ambos os seus pilotos este ano.
O atual Campeão Mundial, Toni Bou, que tem mais de 140 vitórias na disciplina ao ar livre, defenderá seu título. O piloto da equipe Repsol Honda encerrou a última temporada com oito vitórias consecutivas e, em 2024, possui um total de 4 vitórias no Campeonato Mundial de X-Trial. O objetivo na rodada em casa para a Honda será continuar a dinâmica de bons resultados.
Gabriel Marcelli competirá em sua terceira temporada de TrialGP com a equipe Repsol Honda Trial. O jovem piloto da Montesa Cota 4RT foi o terceiro na classificação no ano passado, alcançando seu melhor resultado na classe TR1. Até agora em 2024, ele tem oito pódios consecutivos entre o Campeonato Mundial de X-Trial e o Campeonato Espanhol, e almeja sua primeira vitória na série ao ar livre.
Haverá mudanças nas regras do Campeonato Mundial de TrialGP, com a regra ‘Non-Stop’ removida após uma década de uso. O novo regulamento permite que os pilotos parem nas zonas por um tempo determinado. O modo ‘Non-Stop’ fica para trás após mais de uma década em vigor e o antigo regulamento de parada é retornado, permitindo que o piloto pare na zona, com um tempo máximo dentro dela. Além disso, o ‘Park Fermé’ que foi estabelecido na última temporada não existirá mais.
Equipe Repsol Honda pronta para 2024
Toni Bou e Gabriel Marcelli, como parte de suas preparações com o moto “Estamos prontos para 2024”, se infiltraram recentemente em uma operação de mineração, onde fizeram alguns saltos incríveis. Ambos os pilotos queriam mostrar dessa forma que estão em forma para dar tudo de si este ano nas séries ao ar livre.
O calendário do Campeonato Mundial de TrialGP terá sete eventos. Após o Japão, os pilotos competirão em Sant Julià de Lòria (Andorra), Valsassina (Itália), Neunkirchen (Alemanha), Comblain-au-Pont (Bélgica), Cahors (França) e a final da temporada em Ripoll (Espanha).
Toni Bou: ‘Fizemos um ótimo começo de ano, com quatro vitórias em quatro eventos no campeonato mundial indoor, o que nos dá muita confiança. Sempre é uma corrida especial para nós porque é a etapa da Honda, então temos uma pressão a mais, mas vamos tentar encarar como apenas mais uma corrida. Voltar à regulamentação de Stop é positivo para o nosso esporte; haverá corridas mais acirradas e pequenos erros farão a diferença. O objetivo desta temporada é reter o título, tentar ser competitivo e chegar ao final do ano na luta pelo campeonato’.
Gabriel Marcelli: ‘A sensação antes do TrialGP japonês é muito boa. Estou me sentindo bem fisicamente e os resultados até agora tanto no X-Trial quanto nos Campeonatos Espanhóis têm sido muito bons, então estamos motivados. Encaro a corrida com grande entusiasmo: a última temporada foi muito boa e acho que este ano posso dar mais um passo à frente. Estou ansioso para começar na casa da Honda e demonstrar meu alto nível. Acho que a mudança para o regulamento Stop será positiva para o esporte e as corridas serão mais próximas. O objetivo para 2024 será vencer corridas, estar sempre no pódio e, ao final da temporada, estar lutando pelas duas primeiras posições no Campeonato Mundial’.
Fonte: Honda Racing Corporation