Crédito: Julien Delfosse / DPPI
O piloto da D’station Racing, Erwan Bastard, expressou seus pensamentos sobre a conexão entre os carros Hypercar e LMGT3 após dois incidentes durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps. Esses incidentes foram causados pelo contato com os carros Hypercar.
Durante uma entrevista, Bastard afirmou: “É necessário ceder ou você está fora. Basicamente, eles apenas assumem que você vai sair do caminho deles, o que não é a abordagem correta. No final do meu turno, decidi que não queria correr riscos ao encontrar um Hypercar. Eu mostraria a eles que estou disposto a me mover para que eles possam passar facilmente. Vimos com o incidente da WRT que nem foi culpa dele ou que ele não estava se movendo para a esquerda ou para a direita. O Cadillac simplesmente mudou de faixa sem verificar onde ele estava. Então sim, eles não querem perder tempo – nós entendemos isso – mas também estamos competindo e precisamos compartilhar a pista.”
Durante a terceira corrida do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em Spa, houve uma pausa significativa de 1 hora e 44 minutos devido a uma colisão entre o Cadillac V-Series.R Hypercar #2, conduzido por Earl Bamber, e o BMW M4 LMGT3 da WRT #31, conduzido por Sean Gelael. Bastard testemunhou esse incidente em primeira mão e conseguiu evitar os destroços espalhados pela pista antes que uma bandeira vermelha fosse levantada. Este foi o segundo incidente em que um carro LMGT3 foi tirado, especificamente o segundo BMW da WRT. O carro #777, conduzido por Bastard ao lado dos companheiros de equipe Clement Mathieu e Marco Sorensen, estava em quarto lugar quando a bandeira vermelha foi levantada. Eles tiveram que fazer sua parada programada logo após a retomada da corrida.
No final, a D’station Racing garantiu o sétimo lugar, enquanto Sorensen cruzou a linha de chegada à frente dos dois Proton Ford Mustangs. O outro carro da Heart of Racing AMR, o #27, terminou fora dos pontos, em 12º lugar.