A Honda é atualmente um dos construtores menos competitivos na MotoGP, em contraste com a Aprilia. Dada a sua fase de sucesso atual na carreira, Maverick Viñales aparentemente tem pouco motivo para trocar de equipe.
Pelo menos do ponto de vista esportivo. No entanto, de acordo com a MotoSprint, o piloto pode estar ‘distrair’ pela oferta financeira que um contrato com o fabricante japonês poderia trazer.
Em um período onde os resultados estão longe do ideal, a Honda possui uma “arma” significativa para atrair pilotos: seus recursos financeiros. Além disso, a Honda oferece um projeto de crescimento voltado para retornar à disputa pelas posições de topo. Isso poderia potencialmente atrair Viñales para longe da Aprilia. O piloto está no final de seu contrato e no auge de sua carreira, o que lhe confere um forte poder de negociação. Enquanto isso, os futuros de Joan Mir e Takaaki Nakagami (LCR Honda) com a equipe japonesa são incertos.
No entanto, Viñales está se aproximando dos 30 anos. Enquanto está na Aprilia, ele parece estar construindo um caminho que poderia levar a títulos. Um projeto fracassado na Honda poderia afastá-lo definitivamente do sonho de se tornar campeão da MotoGP. Isso torna a decisão difícil, assumindo que o fabricante de Noale também está interessado em renovar seu contrato.