A Yamaha está enfrentando uma tarefa desafiadora em seus esforços para garantir uma equipe satélite na MotoGP para 2025. As duas opções potenciais na mesa eram Pertamina Enduro VR46 e Prima Pramac Racing, ambas atualmente parceiras da Ducati, o fabricante dominante na classe principal.
Parece que a VR46 já recusou a mudança, e de acordo com o Motorsport.com, algo aconteceu nos bastidores do GP da França que aumentou significativamente a probabilidade de a Pramac continuar com a Ducati para 95 por cento.
Um membro não identificado da Yamaha admitiu que essas são suas únicas alternativas: ‘Nossa primeira alternativa sempre foi a VR46, mas não conseguimos convencê-los. Então, o plano B é a Pramac, e esperamos que eles aceitem a oferta que fizemos. Não há plano C’.
A Yamaha acredita que sua proposta para a Pramac é “muito interessante” e, portanto, mantém a esperança de que seja aceita. O prazo para a Pramac confirmar sua continuidade com a Ducati é o final de julho, momento em que eles podem ativar ou não a cláusula para mais dois anos. Espera-se que, se continuarem, a Pramac novamente tenha duas motos de fábrica atuais.