Fabio Quartaro chega ao GP da Catalunya em 12º lugar no campeonato. O piloto francês caiu no último GP de Le Mans quando estava lutando por um lugar no top 5. Apesar da queda, Quartararo estava satisfeito com o desempenho de sua moto e apontou que foi a primeira corrida em que sentiu que sua moto era competitiva.
Falando em uma entrevista ao Relay, Quartararo comentou sobre os piores momentos de sua carreira.
– Sempre há um momento em que você também precisa se fazer perguntas, quando você se questiona. Houve um momento em que eu disse: “Vamos ver… O que está acontecendo aqui? Mas não por muito tempo, porque com a experiência que já tenho na MotoGP, sei o que estou fazendo, conheço minhas qualidades e percebi que não duvidei de mim mesmo e agora duvido ainda menos.
Ele acrescentou se o Fabio Quartararo de 2020 seria capaz de lidar com essa situação na Yamaha da mesma forma: ‘Não, o Fabio dos anos anteriores era mais delicado, porque quanto mais experiência você ganha, mais aprende com essas coisas também. Acho que são nos anos difíceis que você mais aprende, porque quando tudo vai bem você não se questiona, tudo flui, mas quando as coisas dão errado, é quando você precisa se questionar, ficar calmo, não duvidar de si mesmo, da sua equipe, sempre ser o mais calmo possível ao entrar nos boxes para explicar aos mecânicos, aos engenheiros? Tudo, o que está acontecendo na moto, nossos comentários e com a experiência que tenho hoje, está muito melhor.
Ele também falou sobre o que estava em sua mente em 2023, antes de renovar com a Yamaha.
– Vamos ver, quando chegarmos a este ponto … Não vou dizer que estou saindo se realmente não estou saindo. Se eu disser que estou saindo, é porque estou realmente saindo. Mas pensando nisso, sim, pensando nisso e dizendo “me dói muito”. Especialmente no final de 2023, bem, na metade, quando vi que não estávamos dando nenhum passo à frente e não tínhamos ideia de como fazê-lo. Esse foi o momento em que me custou muito e quando eu estava em uma situação mental difícil. Mas a partir da metade da temporada, eu estava pensando em outras coisas, tentando melhorar a moto, tentando trabalhar e, acima de tudo, fazendo isso de uma maneira diferente. Mas eu nunca realmente disse “estou saindo”.