Joan Mir parece estar mais otimista em relação às melhorias da Honda após o teste da semana passada em Mugello – acreditando que haverá progresso durante o verão.
Antes do GP da Catalunha, o piloto de Palma de Mallorca falou sobre esse teste: ‘Fizemos muitas voltas, foi um teste muito produtivo. Tentamos várias coisas, especialmente aerodinâmica. Depois, uma configuração diferente do lado do motor. Foi bastante produtivo. Não vamos trazer aqui o que pedimos no teste – então teremos um pacote semelhante. Mas estamos nesse processo de trabalho. Acho que provavelmente precisaremos deste mês e das duas corridas que temos no final de junho. Depois teremos mais um mês [a pausa de verão], e acho que a partir daí daremos um passo à frente. Tenho certeza’.
Questionado sobre o novo motor, Mir explicou: ‘Foi melhor, ajuda a moto a fazer curvas um pouco melhor. Essa era uma área em que perdemos um pouco o caminho. Mas, por outro lado, a potência muda um pouco. Eles também precisam trabalhar na conexão, então precisam juntar tudo. Vimos que isso pode ter algumas coisas positivas, mas eles precisam trabalhar para dar um passo adequado nos pontos fracos. Então, estamos um pouco nisso no momento’.
Quanto à aerodinâmica, o campeão mundial de 2020 comentou: ‘Foi bom, foi positivo. Não foi uma grande evolução, mas foi um passo. Não vou usá-lo aqui, provavelmente usarei na próxima corrida por causa da homologação e dessas coisas. Mas estamos seguindo os passos’.
As evoluções têm um impacto apenas na sensação ou também no cronômetro? Mir respondeu: ‘Essa é uma boa pergunta. Para ser traduzido nos tempos de volta, também precisamos melhorar os pontos fracos. Porque no momento foi melhor, em algumas áreas muito melhor, mas no final perdemos muitas coisas nos pontos fracos. Se eles conseguirem juntar as boas coisas que temos agora com as boas coisas que tínhamos no passado, então daremos um passo e em termos de tempo de volta sentiremos isso muito’.