Aleix Espargaró anunciou esta tarde no Circuito de Barcelona-Catalunha que se aposentará da MotoGP ao final da temporada. O piloto da Aprilia teve suas razões, que não estão necessariamente relacionadas ao aspecto esportivo.
Em uma coletiva de imprensa, o espanhol começou dizendo: ‘Foi uma bela jornada, eu aproveitei muito. Então, obrigado a todos’.
Sobre as razões por trás de sua decisão de encerrar a carreira, Espargaró explicou: ‘Vocês sabem que eu sempre cometi muitos erros na minha vida ao decidir tudo com o coração e não com a cabeça, mas é assim que eu sou. Minha cabeça me diz que posso continuar, que ainda sou rápido, com colegas que são os melhores da história, e me sinto competitivo e fisicamente bem. Mas meu coração me pede para ficar mais tempo em casa, para criar meus filhos e estar com minha esposa. E é por isso que decidi dar esse passo para o lado, para aproveitar a vida de uma perspectiva mais tranquila’.
No momento do anúncio, o piloto não esqueceu a importância da Aprilia… e da Dorna, além de sua família: ‘Gostaria especialmente de agradecer à Aprilia porque esses últimos três anos foram um sonho para mim: desde que cheguei aqui com o Romano [Albesiano], depois com o Massimo [Rivola], com o Paolo [Bonoro], acho que fizemos história. Serei eternamente grato pelo que eles me deram e pelo que eu acho que lhes dei. Obrigado ao Carmelo e ao Carlos [Ezpeleta], porque eu cresci aqui, essa foi minha vida, minha escola, meu parque de diversões, tudo. Meus filhos também. Obrigado à minha família, tudo começa com eles, ao meu irmão [Pol Espargaró], que sempre foi [lágrimas e muitos aplausos] minha referência. E a toda a minha equipe pessoal: Albert Valera, sem ele minha carreira esportiva não teria sido a mesma; ele agora é um pilar da minha vida. À minha esposa, Laura, ela é o melhor que eu tenho. E a todos os pilotos e colegas do paddock, obrigado. Eu tentei fazer o meu melhor e estou muito feliz [muitos aplausos]’.
Showing gratitude and love in an immensely important moment for @aleixespargaro 🫶
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 23, 2024
El Capitan got very emotional thanking his family 🥹#GrazieCapitano pic.twitter.com/vLoYt82LcJ