No último setembro, a CFMOTO nos surpreendeu ao revelar protótipos encobertos de duas novas motos esportivas, a 675RR e a 500SR, a primeira com um motor de três cilindros de 675cc e a segunda com um motor de quatro cilindros de 600cc. Agora, a empresa apresentou pedidos de patente relacionados ao motor da 500SR, nos dando nossa primeira visão interna.
Embora a CFMOTO tenha mostrado o motor de três cilindros de 675cc da 675SR na EICMA em novembro do ano passado, confirmando seu layout e oferecendo algumas alegações de desempenho vagas, incluindo um número de potência em torno de 100 hp a 12.300 rpm. A 500SR continua sendo um mistério. Um protótipo fez algumas voltas de demonstração pública em uma pista na China no ano passado, junto com a 675SR – com ambas as motos fortemente disfarçadas com camuflagem para manter detalhes técnicos e estilo ocultos – mas além de revelar que a moto faz tanto barulho quanto se espera de uma moto de 500 cc, pouco foi revelado.
Os novos pedidos de patente referem-se a alguns elementos comuns do motor, focando em um sistema de refrigeração que é projetado para levar o motor à temperatura de operação o mais rápido possível, provavelmente para ajudar a atender limites de emissões cada vez mais rigorosos que incluem testes de partida a frio. No entanto, os documentos incluem diagramas do motor que nos dão uma visão clara de seu layout e componentes internos.
As imagens mostram claramente que o motor foi projetado pela CFMOTO – afinal, não há muitos motores em linha modernos de 500 cc no mercado, mesmo que a empresa quisesse copiar um rival – e que se trata de um motor de quatro cilindros bastante convencional e de alto desempenho. Os detalhes incluem comandos duplos de árvore de cames acionados por corrente, com a corrente em uma extremidade do virabrequim em vez de no meio. Também podemos ver que há quatro válvulas por cilindro e ignição eletrônica com bobina no plugue.
Há uma transmissão convencional de seis marchas – o protótipo do ano passado pode ter sido disfarçado, mas a embreagem e a alavanca de câmbio estavam claramente à vista, então não há truques semiautomáticos aqui – e um cárter úmido que é deslocado para permitir espaço para o sistema de escape passar por baixo.
No que diz respeito ao desempenho, podemos logicamente esperar que a 500SR fique abaixo da 675SR na pirâmide de potência da CFMOTO, situando-se entre o motor de três cilindros com mais de 100 hp e o dois cilindros de 449 cc, 50 hp, 450SR. Como rival direta das menores quatro cilindros, incluindo a Ninja ZX-4RR da Kawasaki e a 450RR da Kove, a CFMOTO tentará extrair cerca de 80 hp da 500SR.
Quando for lançada ainda este ano, a 500SR será mais um passo na inesperada revitalização das quatro cilindradas de pequena capacidade, uma classe que parecia condenada pelas rígidas regras de emissões e pela tendência em direção a motores de dois cilindros mais baratos de fabricar.
Fonte:https://www.cycleworld.com