Não deve surpreender ninguém que a pesquisa e o desenvolvimento de algumas das motocicletas elétricas de melhor desempenho do mundo não são brincadeira. Projetar, desenvolver e fabricar baterias e motores elétricos pode levar anos e requer inúmeros recursos.
Isso é exatamente o que acontece nos bastidores da Energica. O fabricante italiano de motocicletas elétricas tem trabalhado com o gigante tecnológico alemão Siemens há algum tempo e acaba de anunciar que a parceria foi renovada por mais três anos.
A Energica tem utilizado as soluções avançadas de software da Siemens para desenvolver e testar sua tecnologia de baterias – um componente vital no design de baterias de veículos elétricos de alto desempenho. Mais especificamente, o software avançado de simulação 3D e CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) da Siemens permitiu que a Energica otimizasse o desempenho da bateria de seus modelos.
Atualmente, a Energica utiliza uma lista inteira de soluções de software avançadas da Siemens. Por exemplo, o NX da Siemens é um software CAD (desenho assistido por computador) avançado que permite aos projetistas desenhar e testar virtualmente várias configurações – no caso da Energica, relacionadas à bateria da motocicleta. Enquanto isso, o Simcenter Amesim da empresa permite que os engenheiros de design avaliem e otimizem virtualmente o desempenho.
E quando isso é usado em conjunto com o software CFD Simcenter STAR-CCM+, os engenheiros podem realizar testes virtuais em baterias operando em condições reais simuladas. De acordo com a Siemens, sua tecnologia de design e teste ajuda as empresas a reduzir o desenvolvimento em até 75% em comparação com abordagens típicas de CFD.
Fonte:https://www.rideapart.com/news/720664/energica-siemens-partnership-extended-3years/