Aleix Espargaró continuou a demonstrar sua forte forma ao liderar a segunda sessão de treinos livres (FP2) do GP da Catalunha para MotoGP, solidificando sua posição como um dos principais candidatos à pole position na próxima sessão de qualificação.
No início da sessão, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) inicialmente assumiu a liderança, seguido por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati). Aleix Espargaró (Aprilia) então avançou para a frente, empurrando Martín para a oitava posição na segunda volta rápida antes de Martín voltar a subir para a terceira.
Por vários minutos, as posições de destaque permaneceram estáveis, com Francesco Bagnaia (Ducati) seguindo de perto Espargaró a apenas 0,012s. Nesse momento, Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) e Raúl Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia) também estavam entre os cinco primeiros.
A classificação mudou 17 minutos antes do final, quando Morbidelli subiu para a terceira posição. Esse top três permaneceu inalterado, com Espargaró liderando a sessão, seguido por Bagnaia e Morbidelli em terceiro.
Martín terminou em quarto, Acosta em quinto, e Oliveira (Trackhouse Racing) colocou a segunda melhor Aprilia na sexta posição. Quartararo concluiu a sessão em sétimo lugar.
Tempos: