Nico Hulkenberg fez um nome para si como um qualificatório habilidoso, alcançando consistentemente a terceira sessão de qualificação, apesar de dirigir um carro que não está entre os cinco mais rápidos.
Durante a sessão de qualificação para o Grande Prêmio de Mônaco, a Haas mostrou potencial, já que ambos os seus pilotos avançaram para a segunda sessão de qualificação.
Infelizmente, após a sessão, ambos os carros da Haas foram desqualificados, o que significa que eles começarão na parte de trás do grid para a corrida de domingo.
Após a notícia da desqualificação, o ex-principal da equipe Guenther Steiner usou o Instagram para se dirigir a Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, confirmando que eles começarão nas 19ª e 20ª posições.
Os pilotos da Haas se encontram em situações muito diferentes após as primeiras sete corridas da temporada. Começar na parte de trás do grid em Mônaco é especialmente desafiador devido ao traçado estreito e sinuoso do circuito.
Nico Hulkenberg provou ser um forte qualificatório, alcançando consistentemente a terceira sessão de qualificação, apesar de dirigir um carro que não está entre os cinco mais rápidos.
Seu desempenho lhe rendeu uma mudança para a Sauber na temporada de 2025, antes da aquisição pela Audi.
No entanto, considerando a atual falta de velocidade da Sauber, ele pode estar questionando sua decisão após o desempenho ruim no sábado.
A diferença nos tempos de volta entre os pilotos foi de apenas alguns centésimos de segundo, impedindo Hulkenberg de alcançar a terceira sessão de qualificação desta vez.
Por outro lado, Kevin Magnussen tem lutado para acompanhar Hulkenberg tanto na qualificação quanto nas corridas nesta temporada.
Seu lugar está sendo questionado, embora ele tenha conseguido eliminar Fernando Alonso e Sergio Perez na primeira sessão de qualificação.
Inicialmente programada para começar no meio do grid, a Haas agora se vê começando na última fila devido à sua desqualificação.
Steiner abordou a situação de forma humorística no Instagram, postando: “Alguém quer emprestar minha fita métrica?”
A declaração oficial da FIA explicou que as posições dos elementos mais externos do aerofólio traseiro superior foram verificadas nos carros de número 20 (Magnussen) e 27 (Hulkenberg).
As áreas mais externas dos elementos ajustáveis em ambos os carros excederam o máximo permitido de 85mm.
Os comissários determinaram que a parte relacionada ao sistema DRS não estava em conformidade, levando à desclassificação.
De acordo com as regras do parc fermé, as equipes não podem fazer certos ajustes, então a Haas teve que trocar a peça, resultando em sua desclassificação.
O comentário brincalhão de Steiner está alinhado com sua personalidade.
Agora, a Haas espera por caos à sua frente na corrida para ter alguma chance de marcar pontos.
Com equipes como Williams, Alpine e RB começando entre os dez primeiros, a posição da Haas no Campeonato de Construtores pode ser significativamente afetada.