Joan Mir continua enfrentando desafios significativos na temporada de MotoGP de 2024, assim como a Honda. Uma nova configuração de motor foi introduzida no GP da Catalunha, mas isso apenas agravou as dificuldades, com o piloto terminando em 15º lugar—embora tenha retornado aos pontos.
O campeão de 2020 explicou que o motor diferente usado em Barcelona criou ainda mais problemas: ‘Honestamente, foi um pesadelo, eu tive sentimentos muito ruins durante todo o fim de semana. Eu esperava ter dificuldades nesta pista. Estamos usando uma configuração de motor diferente e eu não me sinto bem com isso. O nível de patinagem provavelmente é pior do que o outro, e então a velocidade máxima é muito menor. Nas outras corridas eu consegui estar muito mais perto do grupo, e provavelmente poderia estar lutando com o grupo dos dez primeiros; aqui eu não tive nenhuma opção de fazer isso. Provavelmente fizemos um passo para trás para dar dois passos para frente no futuro. Mas no momento está difícil e a situação é assim, é ainda pior’.
No entanto, Mir concordou com a introdução dessa atualização: ‘O margem é maior, e a curto prazo provavelmente é melhor receber algumas atualizações. Eu acho que é a escolha certa’.
Questionado se a baixa aderência do asfalto de Barcelona contribuiu para agravar as dificuldades, o espanhol confirmou: ‘Sim. Este é o pior cenário que podemos encontrar. Honestamente, você está patinando quase 90% da volta. Você freia, entra na curva de lado, você vai como se estivesse flutuando, você abre o acelerador e patina. Você não pode atacar; o que quer que você faça, é a mesma coisa. É apenas ficar na moto’.