Aproximadamente nove meses após a Aprilia ter dominado o GP da Catalunha de 2023, Barcelona mais uma vez recebeu o campeonato MotoGP neste fim de semana. Até sábado, o fabricante com sede em Noale parecia capaz de vencer novamente, e a KTM também mostrou competitividade. No entanto, foi a Ducati que alcançou a supremacia nas corridas, com Francesco Bagnaia vencendo a corrida principal.
O italiano afirmou em uma coletiva de imprensa que os pneus fizeram a diferença este ano: ‘Para mim, este ano foi diferente. Eu acho que os pneus nos ajudaram muito. Mas já na sexta-feira podíamos ver que o ritmo do Marc [Márquez] e o ritmo do Jorge [Martín] e o meu ritmo eram competitivos. Eu acho que na FP1 a KTM e a Aprilia estavam um pouco mais fortes porque a aderência estava muito baixa e estava um pouco sujo. Mas a partir daquele momento limpamos um pouco e ficou melhor’.
Em termos de configuração da moto, Bagnaia confirmou que não fez nenhuma alteração desde sexta-feira: ‘Eu não mudei a configuração desde o começo do fim de semana – eu estava satisfeito com isso e não queria [mudar]. Então eu acho que a maior mudança em comparação com o ano passado foram os pneus’.
Por outro lado, o campeão de 2022 e 2023 acredita que Aleix Espargaró (Aprilia) pode ter tido algum tipo de problema durante a corrida de domingo: ‘Eu também acho que na corrida principal o Aleix teve algum problema, porque o ritmo todo fim de semana era muito rápido, no sábado foi muito rápido, e é estranho que no domingo tenha sido tão lento’.