Jorge Martín é o Campeão Mundial de MotoGP! A revanche está completa e o espanhol acaba de ser coroado campeão mundial da categoria após o GP de Solidariedade de Barcelona, terminando em terceiro lugar. Pecco Bagnaia liderou do começo ao fim e venceu pela 18ª vez este ano, mas terminou o ano 10 pontos atrás de seu oponente. Marc Márquez foi o segundo e termina em terceiro na classificação geral.
Tudo estava pronto para o início do GP mais decisivo da temporada, onde o novo campeão mundial de 2024 seria conhecido. A luta estava entre Jorge Martín e Pecco Bagnaia, com o espanhol da Pramac Racing entrando na corrida 19 pontos à frente de seu oponente e campeão da classe por duas vezes consecutivas. O #89 estava a 24 voltas da glória e de colocar seu nome na lista de campeões da classe, mas Bagnaia ainda tinha algo a dizer.
Mas a luta não parou por aí, com o terceiro lugar final sendo disputado entre Enea Bastianini e Marc Márquez, com o italiano levando a melhor sobre seu oponente por enquanto, após o pódio de ontem.
Esta também foi a última corrida em tempo integral para Aleix Espargaró e Takaaki Nakagami, com Augusto Fernández também se despedindo (por enquanto) do grid, e muitos pilotos tendo suas últimas corridas com suas respectivas equipes, como Márquez, Franco Morbidelli, Jack Miller, Miguel Oliveira, Maverick Viñales, Pedro Acosta, Martín, Marco Bezzecchi, entre outros.
A corrida começou com Bagnaia em boa forma e aproveitando ao máximo sua pole position, com Martín subindo para segundo logo de cara, M. Márquez era o terceiro e Bastianini o quarto, tendo começado da oitava posição. Espargaró caiu para quinto.
Martín, enquanto isso, havia sido ultrapassado por M.Márquez e tudo o que ele precisava fazer era controlar o risco. O espanhol estava a 0.188s atrás de seu compatriota e futuro piloto da Ducati de fábrica, mas o nono lugar era suficiente para ele terminar como campeão.
Em três voltas, Martín já estava diminuindo o ritmo e agora estava a 0.8s do líder da corrida, enquanto Espargaró estava avançando e já era quarto, mas não demorou para que o italiano respondesse e retomasse a posição.
Em cinco voltas, o piloto da Pramac já estava mais de 1s atrás de Bagnaia, que, por sua vez, tinha 0.180s sobre M.Márquez. Espargaró, mais uma vez, ultrapassou Bastianini, que disse sem medo que havia ajudado seu melhor amigo Martín.
BACK AND FORTH! ⚔️🔄@Bestia23 and @AleixEspargaro are battling hard for that 4th position! 💥#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/Sno6IbEAw6
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 17, 2024
Se M.Márquez assumisse a liderança e vencesse, e Bagnaia fosse o segundo, Martín poderia até terminar a corrida em 14º lugar e ainda assim ser campeão.
O @marcmarquez93 vai atacar o Pecco pela liderança? 🤔
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 17 de novembro de 2024
Ele está atualmente 0.2s atrás do @PeccoBagnaia ⏱️#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/iGYQfPGWY5
Enquanto isso, Álex Márquez terminou em sexto lugar após vencer Pedro Acosta, o melhor piloto da KTM na pista.
No final da sétima volta, Joan Mir caiu novamente este ano e ficou fora da corrida. Logo depois, Franco Morbidelli ultrapassou Bastianini, mas o piloto italiano da Ducati respondeu e retomou a posição, enquanto mais atrás Brad Binder venceu Bezzecchi.
Martín teve o escudeiro que queria na corrida quando segurou a quarta posição e agora tinha Á como seu perseguidor mais direto. Márquez, que subiu ao top cinco após um erro de Bastianini.
A Fera comete um erro 😱@Bestia23 despenca para a 7ª posição! 📉#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/ot6sOuDEhE
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 17 de novembro de 2024
Com dez voltas completadas, este foi o top dez: Bagnaia, M.Márquez, Martín, Espargaró, Á.Márquez, Acosta, Morbidelli, Bastianini, Binder e Bezzecchi.
A corrida estava tensa e o nervosismo era palpável, com Martín vendo o clima jogar a seu favor e as voltas fluindo suavemente, e apesar de estar quase 2s atrás do líder com 11 voltas restantes, o terceiro lugar era mais do que suficiente para se tornar campeão. Márquez também estava mais atrás de Bagnaia, que agora estava 0,5s à frente de seu futuro companheiro de equipe: se o italiano vencesse, seria sua 18ª vitória do ano.
10 VOLTAS PARA O FIM 🚨@PeccoBagnaia ainda lidera @marcmarquez93 e, como estão as coisas, @88jorgemartin seria Campeão! #SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/DHAIOOdtIN
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 17 de novembro de 2024
Entre os pilotos da Aprilia, Espargaró permaneceu em quarto, Miguel Oliveira foi o 12º, Raúl Fernández 15º à frente de Maverick Viñales. Fabio Quartararo foi o melhor piloto da Yamaha em 11º, Acosta o melhor piloto da KTM em sexto, e na classe Honda Johann Zarco foi o parâmetro em 14º.
A corrida continuou em um bom ritmo e já estava no último quarto, com seis voltas restantes, e Martín era o terceiro com um déficit de 3s em relação a Bagnaia, mas ele estava correndo sua própria corrida e parecia “apenas” preocupado em controlar e gerenciar suas ações na pista.
Vale ressaltar que Binder já estava em sétimo e Pedro Acosta, na direção oposta, era o nono. Se a corrida terminasse agora, o sul-africano subiria para quinto no campeonato e seria o melhor piloto da KTM na classificação geral.
Volta após volta, Martín viu seu sonho se aproximar e Bagnaia só podia esperar por um desastre por parte de seu oponente se quisesse ainda sonhar com o título, já que não dependia apenas dele, mas ele estava fazendo sua parte brilhantemente, não deixando espaço para dúvidas de que era o piloto mais rápido em Montmeló.
E o título estava garantido! Jorge Martín é o novo campeão mundial de MotoGP!!!