Arón Canet saiu vitorioso no GP de Solidariedade da Moto2 em Barcelona. A corrida deste domingo teve uma última volta de tirar o fôlego, com a batalha pela vitória e posições no pódio sendo decidida no último instante. O espanhol superou Manuel González e se tornou o piloto com mais vitórias nesta temporada.
A corrida começou com Canet (Fantic Racing/Kalex) tropeçando na largada, enquanto González (Gresini/Kalex) fez um lançamento impecável para assumir a liderança à frente de Ai Ogura (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) e Filip Salac (Elf Marc VDS/Kalex).
Um drama precoce se desenrolou na volta de abertura, quando Jorge Navarro (OnlyFans American Racing Team/Kalex) e Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar/Kalex) colidiram na Curva 5, enquanto Roberto García (Fantic Racing/Kalex) também caiu.
BIG tangle 👀
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 17, 2024
Both @jakedixonracing and @jorge_navarro9 are DOWN 💥#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/sua7VohInD
Um acidente grave ocorreu na segunda volta a caminho da Curva 1, quando Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) e Zonta van den Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP/Kalex) colidiram durante a frenagem, com ambos os pilotos tendo que ser levados ao centro médico. Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo/Kalex) e Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex) também estiveram envolvidos, mas saíram ilesos.
Medical Info 📋#Moto2 riders #13 Vietti and #84 vd Goorbergh are going to the medical centre#SolidarityGP 🏁
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 17, 2024
Logo depois, Salac ultrapassou Ogura para assumir a segunda posição, apenas para o piloto japonês recuperar a posição logo em seguida. Na terceira volta, Canet, apesar de seu início desastroso, havia subido para o segundo lugar. Salac caiu para quinto, ultrapassado por Fermín Aldeguer (Sync SpeedUp/Boscoscuro). O futuro piloto da Gresini MotoGP teve que cumprir uma penalidade de Long Lap na volta 4, saindo do top dez.
No final da volta 4, Canet ultrapassou González para assumir a liderança. Enquanto isso, Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex) parecia promissor em quinto, preparado para uma potencial disputa pelo pódio, embora eventualmente tenha perdido ritmo.
Com nove voltas restantes, uma intensa batalha pelo terceiro lugar se desenrolou, com Moreira pressionando Ogura. No entanto, o campeão da temporada manteve sua posição por várias voltas. Três voltas antes do fim, Moreira lançou um forte desafio, mas Ogura conseguiu manter a terceira posição.
Finalmente Moreira consegue passar ⚔️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 17 de novembro de 2024
Mas @AiOgura79 o ultrapassa IMEDIATAMENTE 🔥#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/0sxrd3aNgK
Enquanto isso, González reduziu a diferença em relação a Canet, reacendendo a batalha pela vitória. Com Ogura e Moreira não muito atrás, a luta se expandiu para um combate de quatro pilotos.
2 VOLTAS RESTANTES ⌛
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 17 de novembro de 2024
2 décimos. A BRIGA É REAL 🙌#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/mEM9Kro1pM
No início da volta final, Moreira finalmente conquistou o terceiro lugar, apenas para Ogura recuperá-lo perto do final. No entanto, o brasileiro o tomou de volta de vez na última curva. Na frente, Canet segurou González para vencer por uma margem estreita de 0,091s. Com seu primeiro pódio na Moto2, Moreira também garantiu o título de novato do ano. Ogura e Salac completaram os cinco primeiros.