Nos últimos dias, houve vários rumores ligando a Pramac à Yamaha em 2025, encerrando uma longa parceria com a Ducati na MotoGP. O fabricante de Iwata tem uma forte ambição de ter uma equipe satélite novamente, como não teve desde 2022, oferecendo supostas condições financeiras vantajosas.
Além disso, forneceria à Pramac duas motos da última especificação, assim como atualmente possui com a Ducati. No entanto, é evidente que a YZR-M1 está longe de garantir os resultados que a Desmosedici GP atualmente assegura, portanto, seria um projeto de paciência e desenvolvimento para que o desempenho emergisse a médio prazo.
Mas, e se em vez da Yamaha, houvesse uma nova surpresa e a KTM se tornasse parceira da Pramac? É sabido que os austríacos também gostariam de ter outra equipe satélite, especialmente porque estão enfrentando um problema de muitos candidatos para apenas quatro motos – as duas da equipe de fábrica e as duas da equipe satélite Red Bull GasGas Tech3.
A RC16 proporcionaria um tipo diferente de desempenho à Pramac imediatamente, mais próximo do que atualmente possui com a Ducati. Esta semana, o manager de Enea Bastianini, Carlo Pernat, assegurou à RAI Radio 1 que o piloto estaria em uma KTM atual em 2025. Ele apenas não disse qual equipe.
Com Brad Binder e Pedro Acosta garantidos na Red Bull KTM, isso seria a Red Bull GasGas Tech3. No entanto, há vários concorrentes: Augusto Fernández, que é um de seus pilotos atuais; Jack Miller, que perdeu seu lugar na equipe de fábrica; ou até mesmo supostamente Maverick Viñales (Aprilia).
Embora nada aponte nessa direção, nem mesmo especulações, poderia ser uma possibilidade interessante para a KTM ter a Pramac como uma equipe satélite – talvez até mesmo sob a identidade da MV Agusta, já que a Pierer Mobility tem um forte desejo de levar a marca para a MotoGP – com pilotos fortes como Bastianini, Miller ou Viñales.
De fato, sejam os mencionados ou outros, também é certo que seria mais fácil para a Pramac atrair pilotos de maior destaque, já que atualmente a KTM RC16 é uma moto mais bem avaliada do que a YZR-M1. No entanto, também é verdade que sempre haveria pilotos interessados, uma vez que é a MotoGP, onde todos aspiram a chegar e permanecer.
Isso é, vamos deixar claro, um exercício de consideração, e não uma possibilidade baseada em quaisquer indicadores de que isso poderia realmente estar em pauta.