Jeffrey Herlings garantiu sua primeira vitória na temporada do Campeonato Mundial de MXGP neste domingo. O bicampeão da categoria principal demonstrou sua força e consistência em Kegums.
Na primeira corrida, Jorge Prado (Red Bull GasGas) fez o holeshot, mas Herlings (Red Bull KTM) rapidamente assumiu a liderança na primeira volta e nunca a relinquiu. Tim Gajser (Team HRC) subiu para o segundo lugar e permaneceu como o principal perseguidor do holandês, terminando 14.806s atrás.
Glenn Coldenhoff (Fantic Factory Racing) superou seu companheiro de equipe Brian Bogers na disputa pelo terceiro lugar, enquanto Kevin Horgmo (Team Ship to Cycle Honda) terminou em quinto. Um erro na terceira volta fez Prado cair para a oitava posição, e ele só conseguiu se recuperar para a sétima perto do final.
A segunda corrida se desenrolou de maneira muito diferente. Prado fez o holeshot novamente e desta vez manteve sua liderança do início ao fim. Gajser ficou em segundo lugar durante toda a corrida, com Herlings em terceiro. Os três pilotos se aproximaram uns dos outros nas voltas finais, mas nada poderia tirar a vitória de Prado – que cruzou a linha de chegada 1.665s à frente de Gajser.
Herlings terminou em terceiro, enquanto Coldenhoff ficou em quarto, 51.510s atrás do vencedor da corrida. Bogers completou o top cinco à frente de Jeremy Seewer (Kawasaki).
Na classificação geral do MXGP da Letônia, Herlings saiu vitorioso com 45 pontos, apenas um a mais que Gajser. Prado terminou no pódio com 39 pontos, um a mais que Coldenhoff, que foi o quarto. Após esta rodada, Gajser assumiu a liderança na classificação do campeonato com uma vantagem de quatro pontos sobre Prado.
Resultados da Corrida 1:
Resultados da corrida 2:
Resultados gerais do MXGP da Letônia: