Grupo Piaggio
A KTM anunciou na quinta-feira que Maverick Vinales e Enea Bastianini se juntarão à recém-renomeada equipe Red Bull KTM Tech3 MotoGP em 2025.
Esta notícia vem após várias mudanças no mercado de pilotos de 2025.
Com a confirmação do novato Pedro Acosta correndo pela equipe Red Bull KTM Factory Racing ao lado de Brad Binder, a KTM também confirmou que a Tech3 terá motos KTM RC16 de fábrica em um acordo de longo prazo. Isso criará uma equipe de quatro membros, com Vinales e Bastianini.
Bastianini, um piloto de sucesso com a Ducati, tem procurado uma nova equipe após Marc Marquez assumir seu lugar na equipe de fábrica da Ducati para 2025 e além.
Enquanto isso, Vinales, que venceu corridas do Grande Prêmio com Suzuki, Yamaha e Aprilia, decidiu deixar a Aprilia após se juntar a eles na metade da temporada de 2021.
Como resultado, a fábrica de Noale agora está em busca de um segundo piloto para se juntar a Jorge Martin na próxima temporada, seguindo os planos de aposentadoria de Aleix Espargaro.
Ambas as aquisições recentes da KTM já competiram anteriormente com o fabricante, com Bastianini fazendo sua estreia na competição do Campeonato Mundial com a marca e Vinales vencendo o campeonato de Moto3 de 2013 em uma moto KTM.
“Estamos empolgados em anunciar que Enea e Maverick se juntarão a nós no próximo ano quando retornarmos à KTM,” disse Nicolas Goyon, gerente de equipe da Tech3 Racing MotoGP. “Não podemos esquecer que nossas primeiras vitórias na MotoGP foram conquistadas com as motos laranjas! Estamos orgulhosos que esses dois talentosos pilotos escolheram pilotar nossas motos. Isso demonstra que escolhemos o caminho certo e que nossa tecnologia pode competir na vanguarda do campeonato. Gostaríamos de expressar nossa gratidão à Pierer Mobility AG pelo seu apoio excepcional. Nossa colaboração alcançou novas alturas este ano e estamos confiantes de que continuará a florescer no futuro. Também gostaríamos de agradecer à Red Bull pelo seu compromisso inabalável conosco. Nossa dedicação compartilhada à vitória é a razão pela qual Enea e Maverick decidiram se juntar ao nosso programa.”
Pit Beirer, Diretor de Motorsport da KTM, acrescentou: “Estamos extremamente satisfeitos em ter tanto Enea quanto Maverick se juntando ao nosso projeto MotoGP e oferecendo a eles total apoio da fábrica para ajudá-los a alcançar seus objetivos e atingir seu pleno potencial. É evidente que estamos falando de dois dos pilotos mais rápidos do mundo no momento, e isso é um testemunho da confiança deles em nós e da operação excepcional que construímos em parceria com a Red Bull KTM Tech3. O lema da equipe para 2025 diz tudo: é hora de fortalecer o nome da KTM mais uma vez, e não há melhor maneira de agregar valor à empresa do que ter Enea e Maverick vestindo o laranja da Red Bull. Continuaremos a lutar pelo resto de 2024 e aguardamos ansiosamente este novo começo no próximo ano.”
Após o anúncio da KTM, Jack Miller e Agusto Fernandez estão agora em busca de novas equipes para a próxima temporada.