Após o Grande Prêmio da Itália de MotoGP, Aleix Espargaró admitiu sentir-se fisicamente exausto, sugerindo até que as exigências das motos podem estar ultrapassando os limites físicos dos pilotos.
Respondendo a esses comentários de seu piloto, o Diretor Técnico da Aprilia, Romano Albesiano, disse: ‘É a primeira vez que ouço esse comentário de um piloto, e essa pista [Mugello] é bastante física. E também a escolha de correr com o macio [pneu] estava produzindo mais instabilidade na moto e mais esforço para controlá-la’.
Por outro lado, Albesiano reconheceu que as motos precisam ser mais confortáveis: ‘Eu não acho que a MotoGP deva ser transformada em uma maratona, mas você tem que fazer o melhor com o material que tem. Eventualmente, temos que projetar uma moto que seja mais confortável. Se você olhar para a posição do guidão nos últimos anos, verá que eles foram elevados. Assim, a moto é mais projetada como uma moto esportiva de turismo do que antes. Portanto, a alavanca precisa ser cada vez maior por causa disso, mas esse é o desenvolvimento’.
Albesiano ainda afirmou: ‘A partir de 2027 haverá um reset desses parâmetros. Mas agora está tudo bem; não acho que isso seja um grande problema. Temos que fazer algo para ajudar os pilotos’.