Luca Marini viveu parte de sua carreira como piloto na «sombra» de seu irmão Valentino Rossi, um dos maiores expoentes da MotoGP de todos os tempos e uma ícone que será eternamente imortalizado na categoria. Por tudo que Il Dottore simboliza e significa, Marini acredita que qualquer piloto que é comparado a Rossi… perde.
Naturalmente, Marini «sofreu» com as conversas e comparações indiretamente com seu irmão mais velho, algo natural e ao qual ele se acostumou desde cedo: ‘Acho que a pressão é a mesma para todos. É algo com que nunca tive problema sob pressão’, disse Marini, citado pela Motosan, após declarações ao podcast Fast and Curious.
De fato, o piloto da Repsol Honda Team está convencido de que Rossi está em um nível acima de qualquer piloto e que todos, em comparação direta… perdem: ‘Eu cresci com Valentino, que venceu todas as corridas, no final tudo será comparações. Mas quando fazem comparações com Valentino, todos os pilotos perdem’.
Cada piloto faz sua própria história, ele acredita, sem esquecer, no entanto, que os ensinamentos na Academia VR46 foram cruciais para seu desenvolvimento: ‘Devemos avaliar a carreira de cada piloto. Mas o discurso da Academia certamente me ajudou muito quando eu era criança’.