Nos últimos anos, a aerodinâmica se tornou um fator cada vez mais crucial no desempenho geral das motos da MotoGP. A Ducati liderou o caminho com várias inovações nessa área, incluindo a introdução de dispositivos de ajuste de altura.
Essas são áreas que atualmente estão recebendo atenção significativa dos fabricantes, e podem fazer uma diferença considerável nos resultados, mesmo que o impacto nos tempos de volta não seja substancial devido à competição acirrada no campo.
Gigi Dall’Igna, o diretor geral da Ducati Corse, disse ao canal do YouTube PecinoGP que a estabilidade das regulamentações pode ter dado destaque à aerodinâmica ao longo dos anos—não tanto as limitações de desenvolvimento em outras áreas:
– Na minha opinião, isso se deve à estabilidade das regulamentações. As regulamentações da MotoGP permaneceram estáveis desde 2011 – já faz muito tempo. A aerodinâmica é uma das poucas coisas, junto com o sistema de ajuste de altura da moto, que começou a ser desenvolvida recentemente. Portanto, houve mais espaço para encontrar novas soluções. Mas há algum tempo, todos têm trabalhado nisso, e mais ou menos todos se igualaram em um nível muito alto. É difícil encontrar qualquer melhoria.
A próxima nova regulamentação técnica chegará em 2027, reduzindo as possibilidades de desenvolvimento aerodinâmico e proibindo dispositivos de ajuste de altura. Entre outras mudanças, a cilindrada do motor também diminuirá de 1.000 centímetros cúbicos para 850cc.