Desde o momento em que a BMW lançou a XR, achamos que era uma combinação improvável de estilos que poderia fazer perfeito sentido. Agora, em 2024, testamos a versão M e isso faz ainda mais sentido!
Esta é uma moto supersport que é pilotada com as costas retas. É até intimidadora pessoalmente e suas cifras falam por si mesmas. 3,2 segundos de 0 a 100 km/h. É a crossover mais leve e poderosa do mundo com 220 kg e 201 hp de potência. Suas asas produzem exatamente a mesma força de downforce que as asas da M1000R. E é uma verdadeira M. Super precisa, mas com muito torque.
Esta moto é um tanto incompreendida dentro da gama BMW Motorrad, então muitos compradores da famosa GS deveriam experimentar uma XR. É uma moto que faz perfeito sentido. Muitos compradores de GS ao redor do mundo raramente saem da estrada, e posso garantir que esta XR faz curvas melhor do que a já impressionante GS. O foco do desenvolvimento desta nova versão é a distribuição de peso na frente, seu caráter é forte e o prazer de pilotar é difícil de explicar em um texto simples.
Esta moto respira qualidade, respira bom gosto e é orgulhosamente uma M, que dentro da BMW é como uma marca dentro da própria marca, um selo de qualidade e exclusividade. Em movimento, isso se traduz em uma precisão espetacular, o toque e a potência nos freios estão próximos da perfeição (sem exageros). Se todas as motocicletas fossem assim, estaríamos em um mundo perfeito. Um dos objetivos era ter os benefícios de uma construção para uso diário, mas com alguns componentes que fazem você se sentir capaz de andar na pista.
CONCEITO
A forma como esta moto anda dá uma falsa sensação de velocidade porque a proteção aerodinâmica é extraordinária, combinada com muita potência. O que mais demorou para eu me acostumar foi a relação conforto/desempenho. Normalmente você tem um aspecto ou outro. Aqui você tem ambos. É um conceito diferente e estranho, é verdade. Mas funciona, e como… É muito fácil atingir rapidamente o limite de velocidade legal. Quando eu estava a 120 km/h, pensei que estava a 80 km/h, e como você pode imaginar, testei muitas motos nos últimos anos. Em termos de rivais diretos, encontramos, por exemplo, a Ducati Multistrada, que se enquadra nessa categoria de uma moto que praticamente só tem coisas boas, embora a proteção aerodinâmica dessa XR seja superior.
Esta é uma moto que chama a atenção. É praticamente impossível permanecer indiferente, porque é uma moto grande e imponente que chega a ser intimidadora. Então, após um curto período, ela se mostra muito fácil de pilotar e, depois de mais alguns quilômetros, torna-se ainda mais fácil de andar rápido. Não existem motos perfeitas, mas só posso dizer que realmente gostaria que os controles fossem retroiluminados, ou pelo menos o botão de emergência de 4 piscadas. Mas quando essa é a única crítica, é um ótimo sinal!
Se eu pudesse resumir essa M 1000 XR, seria assim: uma moto superesportiva para aqueles que não querem voltar para casa de sua viagem completamente exaustos.