Outra volta recorde marcou a sexta-feira no GP da Holanda. Collin Veijer liderou a primeira sessão de treinos da Moto3 em Assen, estabelecendo a volta mais rápida já registrada no circuito.
Após breves períodos na liderança por David Alonso (CFMoto Gaviota Aspar), Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) e David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) com suas voltas rápidas iniciais, Veijer entrou na pista e imediatamente assumiu a primeira posição.
O piloto da Liqui Moly Husqvarna Intact GP, competindo em casa, fez uma série de voltas rápidas e manteve sua liderança durante toda a sessão. Perto do final, ele estabeleceu o tempo recorde de 1m40.259s. Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) garantiu o segundo tempo mais rápido, 0.294s atrás.
Após liderar o treino da manhã, Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) continuou a mostrar sua competitividade com o terceiro tempo mais rápido, 0.310s atrás de Veijer. Os cinco primeiros foram completados por Fernández e José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo). O líder do campeonato, Alonso, teve uma sessão desafiadora com duas quedas, terminando em nono lugar.
Folhas de tempos: