Aleix Espargaró está determinado a desafiar as probabilidades e competir no próximo Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP em Sachsenring neste fim de semana. O piloto nascido em Granollers perdeu a corrida principal em Assen após fraturar o quinto metacarpo da mão direita durante a Sprint Race na Holanda, forçando-o a assistir do lado de fora no domingo.
Apesar da fratura, os médicos aconselharam Espargaró a evitar cirurgia, recomendando descanso e sessões de magnetoterapia para acelerar o processo de cicatrização. Essa abordagem visa reduzir o tempo de recuperação e permitir que Espargaró retorne à pista o mais rápido possível.
Hoje, a Aprilia confirmou que Espargaró viajará para a Alemanha para testar sua condição durante a primeira sessão de prática (FP1) em Sachsenring, programada para sexta-feira às 10:45 AM (horário CET). Dependendo do nível de dor, Espargaró decidirá se continuará participando do fim de semana de corridas. ‘Ainda não estou bem com a minha mão’,
Espargaró admitiu. ‘É uma lesão realmente complicada porque afeta a mão no acelerador. Tenho mobilidade limitada e dói muito, mas quero tentar. É uma pista muito particular com um traçado anti-horário. Vou continuar minha terapia até quinta-feira e então chegarei ao Sachsenring no último momento tentando participar do FP1’.
Enquanto isso, seu companheiro de equipe Maverick Viñales está se aproximando do Grande Prêmio da Alemanha com otimismo, esperando construir sobre sua forte performance em Assen, onde garantiu um lugar no pódio na Sprint Race. Embora ele não tenha conseguido chegar ao pódio no domingo, Viñales foi o único piloto que não é da Ducati lutando na frente. ‘Sachsenring não é uma das minhas pistas favoritas, mas estou confiante de que podemos fazer um bom trabalho. Já consegui vários pódios e pole positions na Alemanha; estou levando o espírito de Assen comigo, motivado e determinado a fazer bem antes da pausa de verão’, declarou Viñales.
Viñales é atualmente o piloto da Aprilia mais bem classificado na classificação geral, ocupando o quinto lugar com 118 pontos, 82 pontos atrás do líder do campeonato Jorge Martín. Espargaró, por outro lado, chegará à Alemanha em nono lugar com 82 pontos.
À medida que o paddock da MotoGP se prepara para o Grande Prêmio da Alemanha, todos os olhos estarão voltados para Espargaró para ver se ele conseguirá superar sua lesão e competir. Sua determinação em correr apesar da dor destaca seu compromisso e paixão pelo esporte a poucos meses de sua aposentadoria.