Zhou Guanyu da Sauber expressou sua surpresa com a incerteza contínua de Carlos Sainz sobre seu futuro na Fórmula 1. Enquanto o restante do mercado de pilotos aguarda Sainz tomar uma decisão, esperava-se que ele assinasse com a Williams durante o fim de semana do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, mas a Alpine aparentemente entrou na disputa para contratá-lo na última hora. Duas semanas após o GP da Espanha, Sainz ainda está considerando suas opções, incluindo a Sauber, atual equipe de Zhou.
Zhou, como muitos outros, está esperando Sainz fazer um movimento para que ele possa planejar o futuro além de 2025. “Estamos todos esperando que Carlos tome decisões, mas também estamos conversando com diferentes equipes para entender para onde eu irei”, disse Zhou. “Está claro que Sainz é atualmente uma prioridade no mercado, mas as coisas ainda estão abertas, e neste momento, ainda me sinto confiante de que terei uma chance em algum lugar. Honestamente, acho um pouco difícil de entender porque não é tão difícil tomar uma decisão. Você não está realmente tomando uma decisão entre equipes que lutam por um Campeonato Mundial; você está tomando uma decisão entre equipes intermediárias, e depende de onde você quer ir. Não sei o que ele está pensando, mas estamos apenas esperando por ele.” Zhou acredita que a indecisão de Sainz está atrasando o processo de tomada de decisão de todos e pensa que equipes e pilotos eventualmente ficarão cansados de esperar por ele. “Vejo que as equipes têm alguns prazos porque você não pode simplesmente esperar que outra pessoa tome uma decisão clara,” disse Zhou.
A impaciência de Zhou contrasta com a atitude mais relaxada de seu colega de equipe da Sauber, Valtteri Bottas, que acredita que esperar o dominó de Sainz cair é apenas parte do esporte. Bottas, um vencedor de 10 Grandes Prêmios de Fórmula 1, é mais experiente e, portanto, mais confiante sobre sua posição na grade da Fórmula 1 do próximo ano. “Na verdade, é empolgante,” disse Bottas. “Quero dizer, é parte do esporte, e ainda estamos em julho. Já estive em situações antes em que tive que esperar até setembro ou outubro. Então, acho que ainda estamos em uma situação decente. Se você me perguntasse em outubro se ainda estivéssemos nessa situação, então poderia começar a ficar frustrante, mas em julho, não realmente.”