A corrida de Miguel Oliveira no domingo foi marcada por um erro ao cumprir uma penalidade em Assen que, basicamente, ele admite, acabou com sua corrida. Ele sugeriu, após ser questionado pela imprensa, que o aviso seja visível para os pilotos por um período mais longo, mesmo que não tenha feito isso antes da Direção de Corrida.
Em suas primeiras palavras sobre a etapa em Sachsenring, Oliveira mostrou seu desejo de aproveitar, após a última corrida não ter ido bem: ‘Espero que este fim de semana seja mais fácil. Normalmente, esta é uma pista onde eu ando rápido, mas vamos ver, eu só quero aproveitar meu tempo na moto. Em Assen, eu não tive o clima mais agradável, mas a partir de amanhã podemos ter uma velocidade diferente e tentar nos divertir um pouco mais.’
Em seguida, ele explicou o que aconteceu na Long Lap, uma penalidade que sofreu, mas que, em sua primeira tentativa de cumpri-la, ele foi para a gravilha: ‘Recebi um aviso por ter ultrapassado os limites da pista, em dois setores, quando há os lugares mais difíceis para olhar o painel da moto, eu não vi o aviso, e quando cheguei à linha de chegada já tinha desaparecido. Estava visível por dois setores. Eu tinha o Fabio [Quartararo] na frente e foi quando eu ia ultrapassá-lo e então, por alguma razão… E então toquei na parte verde, não sei onde, e peguei a Long Lap. Quando eu estava fazendo isso, queria perder o menor tempo possível, mas entrei muito rápido [na área de penalidade] e fui para a gravilha. Eu perdi tanto tempo fazendo isso, e naturalmente, como não segui as regras para correr a Long Lap, tive que repeti-la. Acabou, a corrida acabou. Eu terminei… 15º?! Sim, ganhei um ponto, mas a corrida… estava morta.’
Sobre se ele irá conversar com a Direção de Corrida para manter os avisos na moto por mais tempo, Oliveira esclareceu, deixando uma ideia no ar: ‘Normalmente, o aviso é algo que pode te distrair, mas é verdade que em uma pista como esta [Assen], se eles deixarem por volta de uma volta e meia, talvez faça sentido. E a Long Lap, se você cometer um erro e for para a areia, talvez se você perder tempo suficiente, talvez não precise repeti-la, é algo a ser discutido, mas regras são regras e elas são para todos e eu só precisava ir um pouco mais devagar’.
Quando perguntado se ele treinou para a Long Lap, o português confirmou que não treinou: ‘Não, zero. Não é que você possa ir a qualquer corrida e testar a Long Lap para ver como é, mas em pistas onde os avisos são um pouco mais difíceis de gerenciar, pode ser uma boa ideia treiná-la em um sim ou não’.
‘