A Koenigsegg está em um dos melhores momentos de sua história, produzindo três modelos distintos de supercarros pela primeira vez.
A fabricante sueca tem o Jesko, Gemera e CC850 em produção, e enquanto isso, os engenheiros da marca ainda têm tempo para responder a pedidos especiais de seus clientes.
Um dos casos mais recentes é o do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que encomendou um modelo único, chamado Chimera, que segundo a Koenigsegg é baseado no Agera RS, mas utiliza peças do Jesko e do CC850.
O forte homem da FIA é um cliente especial da marca sueca, pois possui um Agera RS em sua garagem há seis anos, e quando a Koenigsegg revelou o CC850 com transmissão manual exclusiva em 2022, ele decidiu encomendar um supercarro ainda mais especial. Assim, ele pediu à marca para modificar seu Agera RS e instalar o motor do Jesko e a transmissão do CC850.
A solicitação acabou sendo realizada e documentada em vídeo pela Top Gear, que mostra o trabalho detalhado que foi necessário para instalar o V8 biturbo de 5.0, que nesta Chimera recebe os mesmos 1280 hp do Jesko (ou 1600 hp com gasolina E85).
Além disso, está equipada com uma transmissão CC850 “shift-by-wire”, que permite condução manual ou totalmente automática através das aletas do volante.
O preço dessa modificação não foi revelado, mas isso não deve ser um problema para Ben Saluyem, que possui vários carros esportivos em sua garagem, como a Ferrari LaFerrari, Bugatti Chiron Super Sport, McLaren Senna, Pagani Huayra BC, dois McLaren Speedtails, entre outros modelos.