O final da primeira parte da temporada não foi positivo para Jorge Martín. Após vencer a corrida Sprint no GP da Alemanha, na corrida principal ele cometeu um erro e caiu na penúltima volta enquanto liderava. Como resultado, o piloto da Prima Pramac não só perdeu uma possível vitória, mas também a liderança do campeonato, sendo ultrapassado por Francesco Bagnaia (Ducati), que acabou vencendo a corrida em Sachsenring.
Óscar Haro comentou no canal do YouTube de Nico Abad que será um momento difícil para Martín, especialmente considerando a pausa de verão, mas ele acredita que o vice-campeão de 2023 lidará bem com isso:
– Se há alguém que me surpreendeu no ano passado com sua integridade física e psicológica, foi Jorge Martín. Agora está difícil, você vai de férias e tudo o que quer é voltar a andar de moto para se redimir. O ruim é que ele perdeu a liderança e sabe que as coisas estão se complicando, mas eu acho que ele vai conseguir lidar com isso e transformar em vantagem.
Após nove corridas, tudo ainda está em aberto no Campeonato Mundial de MotoGP. Apesar de ter seis vitórias, quatro delas consecutivas, Bagnaia está apenas dez pontos à frente de Martín, então nada está decidido apesar dos eventos do GP da Alemanha.