Apesar do nome nineT, esta é uma nova moto. Poucos componentes permanecem da versão anterior. O que ela retém da outra versão é, acima de tudo, a simplicidade. Esta é uma moto feita para estar pronta para andar. Com estilo, muito estilo.
À primeira vista, parece ser uma moto básica, que em termos de uso é, mas esta nineT está cheia de detalhes encantadores onde os toques de qualidade não faltam. Esta é uma moto que se encaixa na categoria de roadsters clássicos que andam com grande precisão. E é uma moto que literalmente nos faz sentir coisas. A primeira é uma oscilação lateral quando você a liga, que é tão característica deste modelo. Depois, o torque é algo espetacular. É um prazer acelerar, é um prazer sentir toda essa potência. Mas, apesar de ser o que mais se sente, os pontos fortes desta nova versão são outros.
MODERNIDADE
Por um lado, esse tipo de moto é para puristas, mas a BMW está de olho em novos puristas, novas gerações que adoram opções de personalização. Em outras palavras, a versão base vem mais simples e as possibilidades de personalização são agora muito mais. Agora é possível adicionar conectividade com o telefone, ‘partida em subida’, controle de cruzeiro, punhos aquecidos, ‘assistente de troca’ bidirecional, entre muitas outras opções oferecidas pela marca.
De acordo com a gerente de produto Carina Höfler, eles estavam limitados pelo quadro, e agora o novo layout do quadro permite muitas mais personalizações. E até melhorias, como o fato de que a caixa de ar agora está sob o assento, mantendo as linhas puras e limpas da linha, e claro, combinada com o espetacular motor boxer. O modelo está disponível em três cores e um kit de alforges com aparência retrô é fornecido, fazendo com que você nunca queira tirá-los da moto, tal é o visual que dão ao modelo. E pessoalmente, são ainda mais bonitos.
Em termos de eletrônica, há três modos de condução muito úteis, especialmente o modo ‘Chuva’, que doma os cavalos selvagens deste modelo, o acelerador se torna mais suave, e o controle de tração atua mais cedo e de forma mais conservadora do que no modo normal ou ‘Estrada’. Neste modo, o acelerador tem uma calibração equilibrada, e o freio motor está pronto para terrenos secos e com aderência. O modo ‘Dinâmico’, como o nome sugere, é o mais esportivo de todos, e a aceleração se torna mais agressiva e esportiva, e as ajudas são minimamente interventivas. E esses são três modos que realmente mudam o comportamento da moto.
MOTOR E DESEMPENHO
Este é um motor refrigerado a ar e óleo de 1.170 cc, que atinge um pico de 109 cavalos de potência que agora chega 205 rpm mais cedo, a 7.000 rpm, e seu torque máximo é de 115 Nm a 6.500 rpm. Este é um motor DOHC com quatro válvulas por cilindro e mostra ao mundo que mesmo com as restrições do Euro5+, é possível fabricar um motor refrigerado a ar que passa em todos os testes regulatórios.
Ao pilotar, o caráter desta moto continua a se mostrar, com torque e manobrabilidade sendo alguns de seus pontos fortes, enquanto a transmissão é suave de acordo com os novos padrões. O motor sempre tem potência disponível, e a forma como afinam as curvas de potência nos três modos é espetacular e característica da BMW. Se há uma coisa que esta moto não é, é chata.
VEREDICTO
Este não é um estilo que agrada a todos, isso é certeza. Mas na categoria de motos clássicas-retro-‘cool’, é uma moto com autenticidade, onde o valor está no conforto e em um potente motor boxer, então esta Nine T pode ser exatamente o que muitos estão procurando.
Seu conforto e ergonomia andam de mãos dadas e, apesar de não ser barata, é uma moto exclusiva que vale cada centavo. Confortável, estilosa, precisa e muito agradável de pilotar. Em movimento, não há nada a apontar como menos bom. É verdadeiramente espetacular e muito prazerosa de pilotar.
Em resumo, é um novo mundo para os novos “apaixonados por motores”, e ela se comporta com grande precisão!
BMW R12 NINET
MOTOR bicilíndrico boxer, DOHC, refrigerado a óleo
CILINDRADA 1.170 cc
POTÊNCIA 109 cv (80 kw) @7.000 rpm
TORQUE 115 Nm @6.500 rpm
CAIXA DE CÂMBIO 6 marchas
CHASSI tubular, aço
TANQUE 16 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA garfos invertidos, 45mm, 120 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA mono-amortecedor, 120 mm de curso
FREIO DIANTEIRO 2 discos, 310 mm, pinças radiais de 4 pistões
FREIO TRASEIRO disco, 265 mm, pinça de 2 pistões
PNEU DA FRENTE 120/70ZR17
PNEU TRASEIRO 180/55ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.511 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 220 kg (tanque cheio)
Preço de $12.345