Uma startup norte-americana, Figure, está desenvolvendo um robô que será utilizado na BMW em Spartanburg. A empresa agora revelou imagens de seu primeiro robô humanoide sendo treinado para realizar tarefas em uma unidade de produção automotiva.
O vídeo mostra o robô, chamado 01 pela Figure, transportando vários componentes e colocando-os em uma plataforma, uma tarefa que a empresa afirma ser realizada com grande precisão. O vídeo até mostra o robô fazendo correções no posicionamento dos componentes quando necessário.
Embora as tarefas realizadas pelo 01 no vídeo sejam muito básicas, esse tipo de trabalho repetitivo e fisicamente exigente é visto como ideal para robôs humanoides com Inteligência Artificial (IA), como este projeto da Figure, que aprende a melhorar as várias tarefas realizadas e pode até mesmo, posteriormente, realizar tarefas semelhantes sem a necessidade de ser programado para isso.
Além disso, o 01 também utiliza modelos de IA de linguagem natural, permitindo que seus colegas humanos interajam com os robôs e transmitam instruções oralmente.
Lembre-se de que a BMW já utiliza um cão robô para detectar problemas na produção da fábrica da marca no Reino Unido, que produz 400.000 motores BMW e Mini TwinPower turbo por ano.