Recentemente, Massimo Rivola expressou críticas contundentes sobre o regulamento do Campeonato Mundial de Superbike. O CEO da Aprilia Racing afirmou no site Corse di Moto que o campeonato ‘tem regulamentos estúpidos’, argumentando que as motos precisam ser verdadeiramente derivadas de modelos de produção.
Gregorio Lavilla, o CEO da WSBK, respondeu às críticas de Rivola. Ele defendeu os regulamentos do campeonato no site GPOne.com, afirmando que julgamentos sobre o trabalho dos outros devem ser feitos com respeito e compreensão:
– Li o que Rivola disse sobre os regulamentos da Superbike. Primeiro de tudo, eu não ousaria julgar o trabalho de outras pessoas. E se eu tivesse que fazê-lo, faria com respeito, porque é preciso entender as outras dinâmicas para isso. Se ele diz que os regulamentos são estúpidos, significa que ele não entendeu os interesses dos fabricantes ou talvez não os conheça, porque um fabricante que vence quer fazê-lo por meio da competição e do mérito.
Rivola acredita que os regulamentos deveriam ter motos mais próximas das Superstock, e Lavilla também abordou essa opinião: ‘Isso significa uma moto com desempenho inferior. Então talvez ele tenha uma bola de cristal e saiba que em cinco anos uma moto Stock terá um desempenho melhor do que as atuais? Certamente, a maioria dos fabricantes visa um produto com desempenho considerável e exclusividade, e eu respeito essa filosofia, assim como aqueles que dizem não se identificar com o mercado. Então, há algo mais. Se com as motos Stock tivéssemos a garantia de que todos os fabricantes estivessem no mesmo nível, isso não seria um problema’.
O executivo da WSBK explicou qual é o desafio com as regulamentações de Stock: ‘O problema é que os fabricantes têm filosofias diferentes e, como resultado, é muito complicado alcançar um equilíbrio. Em tudo isso, eu não entendo outra coisa. Ele [Rivola] fala sobre o Stock, mas onde ele estava em 2013, 2014, 2015? Ele está tão interessado no Stock que acha que é bom fazer uma moto com uma cilindrada maior para acompanhar?’.