O futuro de Miguel Oliveira pode ser confirmado em breve. Atualmente, o piloto está no final de seu contrato com a Trackhouse Racing, mas ele pode se transferir para a Pramac Racing com um contrato direto da Yamaha.
O Sky Sport Italia relata que o fabricante de Iwata escolheu o piloto português para sua nova equipe satélite com um contrato de dois anos, que, como anunciado algumas semanas atrás, funcionará efetivamente como uma segunda equipe de fábrica.
O anúncio oficial é esperado no início de agosto, juntamente com o GP da Grã-Bretanha, que marca a retomada da temporada após a pausa de verão. Dias antes, a renovação de contrato de Álex Rins provavelmente será anunciada.
Atualmente, a Yamaha confirmou apenas Fabio Quartararo para a equipe Monster Energy Yamaha. Rins é seu atual companheiro de equipe. A Pramac Racing ainda não tem pilotos confirmados, mas é sabido que Jorge Martín se mudará para a Aprilia e que Franco Morbidelli não continuará, abrindo espaço para um potencial retorno à Yamaha.
Se confirmado, Oliveira pode ser o único piloto da Yamaha com experiência prévia em motos europeias na MotoGP, tendo pilotado anteriormente para a Aprilia e KTM. Quartararo sempre esteve com a Yamaha, enquanto Rins pilotou para a Suzuki e LCR Honda antes de se juntar ao seu fabricante atual. Essa experiência única pode proporcionar a Oliveira uma vantagem distinta na adaptação e contribuição para o desenvolvimento das máquinas da Yamaha, aproveitando suas percepções de diferentes fabricantes.