A Yamaha está avançando em sua exploração do hidrogênio como fonte de energia, tanto na produção quanto como combustível para suas motocicletas, ao abrir uma nova divisão em sua fábrica de Morimachi, no Japão.
Essa nova infraestrutura contará com uma instalação de teste e verificação, incluindo um forno de fusão e um forno de aquecimento e tratamento utilizando hidrogênio. Até o final de 2026, a empresa pretende ter desenvolvido as tecnologias necessárias, com planos de implementar gradualmente esses avanços em suas fábricas globais a partir de 2027.
Com o aumento da demanda por tecnologias ambientalmente amigáveis, a Yamaha Motor está focando na redução das emissões de dióxido de carbono ‘ao longo dos ciclos de vida’ de seus produtos, começando pela fabricação.
De acordo com a Yamaha, com base em sua pesquisa sobre fontes de energia alternativas, a eletrificação não é adequada para o processo de fusão em termos de eficiência energética – tornando o hidrogênio a solução escolhida.
Em um comunicado, a empresa descreveu os testes de verificação: ‘Isso incluirá examinar a influência que o gás hidrogênio tem na qualidade e desenvolver técnicas de controle de temperatura usando queimadores de hidrogênio’.
Além disso, a Yamaha está considerando a introdução de equipamentos para produzir hidrogênio verde e metano ecológico sem fontes externas de aquecimento. A empresa também promete desenvolver equipamentos e tecnologias de produção de hidrogênio de baixo custo e para capturar e reutilizar dióxido de carbono dos gases de escape.