A Yamaha continua a trilhar seu caminho e este ano está se beneficiando de concessões, mas a equipe japonesa não teve vida fácil nesse aspecto, com o clima raramente ajudando. No entanto, há uma diferença notável, especialmente do ponto de vista da abertura em relação aos elementos ou novidades a serem testadas.
Massimo Meregalli fez um balanço da temporada até agora e começou elogiando a capacidade da equipe de trabalhar nesta nova fase: ‘Tem sido uma primeira parte da temporada difícil. Estamos explorando as concessões o máximo que podemos, o que está nos dando trabalho extra, mas estou muito feliz com a reação da equipe, do staff e dos pilotos: ninguém se queixou uma vez’.
Mesmo assim, o clima não ajudou: ‘Sempre que fomos solicitados a organizar testes, infelizmente as condições climáticas nunca nos ajudaram, sempre tivemos muita chuva. Basicamente, em cinco dias, só conseguimos explorar um, e aquele último foi muito bem e conseguimos usar o que avaliamos de forma positiva em Valência, uma semana depois em Assen’.
A mentalidade, ele disse, é diferente e para melhor: ‘A abordagem que estamos adotando é muito boa. A mentalidade definitivamente mudou em comparação com antes: estamos, eu não diria assumindo mais riscos, mas estamos mais abertos e tentando acelerar na entrega de atualizações. Sabemos que temos muito trabalho pela frente’.