Quando parecia que Joe Roberts era o candidato mais provável, pode ser que Ai Ogura seja quem fará sua estreia na MotoGP em 2025 com a Trackhouse Racing. A equipe satélite da Aprilia tem apenas uma vaga aberta, tendo já confirmado Raúl Fernández até 2026.
De acordo com o Motorsport.com, a Trackhouse e Ogura chegaram a um acordo que trará o piloto japonês para a classe principal na próxima temporada. Roberts supostamente teve várias reuniões com o gerente da equipe, Davide Brivio, mas as discussões não resultaram em um acordo.
Há apenas alguns dias, Neil Hodgson disse à TNT Sports que Ogura lhe assegurou que não iria para a classe principal a menos que vencesse o campeonato de Moto2. Longe de garantir esse título, Ogura está bem posicionado para competir por ele.
Após nove etapas, Ogura está em segundo lugar no campeonato, apenas sete pontos atrás de seu companheiro de equipe da MT Helmets-MSi, Sergio García. Com 11 Grandes Prêmios restantes e a moto Boscoscuro sendo a mais competitiva no momento, Ogura pode muito bem terminar o ano como campeão.
Se confirmado, a MotoGP pode ter dois pilotos japoneses em 2025 se Takaaki Nakagami renovar com a LCR Honda — uma equipe que Ogura foi cogitado para se juntar antes de se separar do fabricante da asa dourada no final do ano passado. Por outro lado, essa mudança pode complicar as coisas para pilotos que ainda buscam uma vaga, como Franco Morbidelli ou Jack Miller. Com dois novatos entrando, dois dos pilotos atuais precisarão sair, já que haverá as mesmas 11 equipes (22 vagas) que este ano.