O motociclismo é um esporte de alto risco, onde lesões são comuns e às vezes graves, e a MotoGP não é exceção. No entanto, os pilotos não deixam que o medo ou a apreensão os dominem.
Fabio Quartararo, que corre pela Monster Energy Yamaha, compartilhou no canal do YouTube TwoJeys que, imediatamente após um incidente, os primeiros pensamentos são sobre quanto tempo levará para se recuperar e voltar à moto:
– Se você está com medo, é melhor parar. Você não deve ter medo; pode ter grandes sustos, onde você pensa: «Eu escapei por sorte!». Eu tive várias lesões, fraturei 12 vértebras, fraturei meu pulso com os ossos saindo de ambos os lados. Grandes sustos, sim. Mas a primeira coisa que pensei foi: «O osso saiu, droga, as corridas». Você está no chão, sangrando, e pensa: «Quanto tempo vou precisar para me recuperar e andar de novo?».
De acordo com o piloto francês, a adrenalina supera o medo: ‘No final, claro, com a adrenalina que você tem na moto, você não percebe o medo, e a adrenalina assume. Às vezes você freia cinco ou três metros depois, e você já passou. A 350 km/h ou 360 km/h, três metros é muito, e é o que realmente faz a diferença em uma volta de qualificação’.