Em três anos, a MotoGP introduzirá novas regulamentações técnicas que limitarão o desenvolvimento aerodinâmico, reduzirão a cilindrada do motor e até mesmo proibirão dispositivos de ajuste de altura da moto. Casey Stoner comentou sobre as mudanças que estão por vir na classe principal.
Apesar dessas atualizações planejadas para 2027, o ex-piloto disse em uma entrevista no canal do YouTube da Ducati North Europe que as regulamentações deveriam ir ainda mais longe, particularmente no que diz respeito aos auxílios eletrônicos:
– Eles fizeram algumas coisas certas, com algumas das coisas que estão sendo removidas, mas o resto não está nem perto do que precisa ser. Eu ainda sinto que são carros de Fórmula 1 com duas rodas. Temos controle de tração, controle de wheelie e tudo o que a Fórmula 1 não tem. O controle de wheelie é uma questão de segurança, então não acho que isso precise ser um sistema tão avançado quanto é agora. Já vimos o dispositivo de altura da moto e o dispositivo de partida que não precisa estar lá.
Enquanto reconhece a necessidade de evolução técnica nas motos de corrida em geral, Stoner também acredita que deve haver limites: ‘Eu entendo que as motos precisam avançar tecnicamente até certo ponto, mas há um momento em que isso precisa parar. Motocross e supercross, controle de tração – me diga por que você está na terra e precisa de controle de tração? Eu entendo para todos os apostadores que estão pilotando e se divertindo em corridas amadoras, tudo bem. Mas se você chegar aos campeonatos mundiais, não deveria haver algo como controle de tração, controle de wheelie nessas motos. A FIM realmente precisa se posicionar e encontrar uma maneira de implementar essas regras e dizer: «bem, este é o nosso padrão». Porque a Fórmula 1 eliminou tantas coisas ao longo dos anos – suspensão adaptável, eles não têm controle de tração. Há todas essas coisas que todo mundo diz: «Oh, você precisa dessas coisas para avançar». O que não necessariamente precisa’.