No seu aniversário, Iván Ortolá venceu o GP Britânico de Moto3 em Silverstone no domingo. Em uma corrida intensa e imprevisível, o espanhol garantiu sua vitória apenas na última volta com uma manobra de ultrapassagem decisiva.
Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) teve um bom início, mas Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) o ultrapassou para assumir a liderança na primeira curva. Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) subiu para o terceiro lugar, enquanto David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar) estava em quarto.
Lap 1 complete and @JoelKelso66 has got his skates on! 🚀
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 4, 2024
The Aussie leads across the line! 👏#BritishGP 🇬🇧 pic.twitter.com/1Ww08L044N
Durante a primeira volta, Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) subiu para o terceiro lugar, enquanto Yamanaka caiu para quinto. Holgado continuou ganhando posições na segunda volta, ultrapassando Ortolá, e na terceira volta, ele se tornou o novo líder. Enquanto isso, Alonso havia caído para quinto.
O colombiano foi ultrapassado por Stefano Nepa (LevelUp-MTA/KTM), que continuou subindo na classificação, chegando a uma posição de pódio. O grupo da liderança permaneceu bem compacto, com frequentes trocas de posições. Após cinco voltas, Kelso estava de volta à liderança, com Holgado em segundo e Alonso em terceiro.
Um movimento de dois em um de @stefanonepa82! 🔥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 4 de agosto de 2024
É pura ação no grupo da frente! ⚔️#BritishGP 🇬🇧 pic.twitter.com/0TnWBFRpVT
Uma situação que durou apenas brevemente antes de Ortolá voltar à liderança. No entanto, ninguém conseguia manter a liderança por muito tempo, com constantes mudanças de posições. O grupo da frente tinha vários pilotos separados por menos de um segundo, e qualquer coisa poderia acontecer.
Com quatro voltas restantes, Ortolá liderava à frente de Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), com Alonso em terceiro. Um grupo menor começava a se formar na frente, composto por sete pilotos. Veijer conseguiu assumir a liderança… antes de ser ultrapassado por Alonso a duas voltas do final.
🚨 @CollinVeijer95 lidera pela primeira vez!
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 4 de agosto de 2024
E David Alonso está indo com ele! ⚔️#BritishGP 🇬🇧 pic.twitter.com/TNr5ZA5QMJ
Quando a última volta começou, Veijer estava liderando, seguido por Holgado em segundo, Ortolá em terceiro e Alonso em quarto. Ortolá e Alonso ultrapassaram Veijer, com Ortolá mantendo a liderança para vencer 0,123s à frente de Alonso em uma emocionante chegada. Veijer ficou com o terceiro lugar, com Holgado em quarto e Nepa em quinto.