Maverick Viñales é o único dos pilotos da Aprilia que não está usando a nova carenagem da fabricante, e ele explicou que, embora usá-la traga benefícios, a verdade é que, para ele individualmente, estava afetando o chamado comportamento normal da RS-GP, razão pela qual ele a manterá, pelo menos por mais uma corrida.
No final da corrida de domingo, o espanhol foi questionado se havia diferenças entre sua moto e a de seu companheiro de equipe, Aleix Espargaró, e ele esclareceu: ‘Não há muita diferença. A única diferença é a aerodinâmica: ele está na nova, assim como Miguel [Oliveira] e Raúl [Fernández], e eu estou na antiga porque a moto estava se comportando estranhamente quando usei a nova, então eu queria esperar até o GP na Áustria para entender isso um pouco melhor’.
A verdade é que o piloto de 35 anos conseguiu conquistar a pole position, e grande parte disso se deve, acredita Viñales, às vantagens que a nova carenagem pode trazer: ‘Então você o viu largando na frente, essa é a vantagem para a corrida, caso contrário, acho que ele estava tendo os mesmos problemas que eu’.
No entanto, Viñales novamente enfatizou a necessidade de tentar entender por que ele tem sido menos competitivo: ‘Só precisamos entender por que desaceleramos tanto em comparação com o início da temporada’.