Remy Gardner recebeu mais uma vez uma oportunidade de ouro para estar entre a elite do motociclismo com mais uma participação em corrida, desta vez para o assento de wildcard que foi inicialmente dado a Cal Crutchlow. Sua falta de experiência foi novamente sentida, disse ele, dada sua dificuldade em gerenciar o desgaste dos pneus.
O australiano ficou em 18º (e último) em Silverstone e, em sua análise da corrida de domingo, mencionou dificuldades – que ele já havia antecipado – após a primeira sessão do dia: ‘Uma corrida longa. Sim, tentamos algo completamente diferente esta manhã e o Warm Up eu não gostei. Sim, voltamos ao que terminamos no sábado. Sabíamos que tínhamos problemas de tração com isso, mas sim, eu só queria sair com uma moto nova no final. E eu saí com uma moto nova e consegui manter mais ou menos o mesmo ritmo dos líderes por cerca de seis ou sete voltas. Eu também estava à frente do Taka [Nakagami] por algumas voltas’.
Como ele havia dito em Sachsenring, onde estava então no lugar de Álex Rins, Gardner novamente enfatizou sua falta de experiência em gerenciar os pneus corretamente, sendo isso um dos muitos problemas que enfrentou:
– Quando o pneu traseiro se desgastou, eu tive um grande problema. Obviamente, eu não tenho a experiência para manter o ritmo quando o pneu está muito desgastado. Não nos concentramos no ritmo de corrida neste fim de semana. Foi tudo sobre testes. Andamos muito no limite. A moto não estava fácil de pilotar neste fim de semana. Vou te dizer, foram muitas coisas, não vou mentir.