A sétima geração do Transporter foi revelada pela VW, que estará disponível no mercado em 2025, com três opções de motorização: Diesel, híbrido plug-in a gasolina e elétrico.
A versão elétrica do Transporter terá três níveis de potência: 136 cv, 218 cv e 286 cv, todas as versões equipadas com uma bateria de 64 kWh de capacidade. Além disso, uma versão elétrica de potência reduzida com uma bateria menor para transporte urbano de cargas está planejada para o futuro.
Além das variantes 100% elétricas, o Transporter também oferece versões equipadas com os mais recentes motores TDI (turbo diesel) com 110 cv, 150 cv e 170 cv, juntamente com uma variante com o recém-desenvolvido sistema de propulsão híbrido plug-in (eHybrid) com 232 cv.
Os modelos TDI e eHybrid são tração dianteira, e o sistema de tração integral 4Motion está disponível para as versões TDI a partir de 150 cv. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira, e uma versão com tração integral também está planejada para o futuro.
O motor TDI de 170 cv vem equipado com uma caixa de câmbio automática de oito marchas como padrão; essa transmissão também está disponível como opção para o TDI de 150 cv. Para modelos híbridos plug-in e elétricos, a caixa de câmbio automática é obrigatória.
A nova geração do Transporter é apresentada com um comprimento de 5.050 mm (146 mm a mais em comparação com o T6.1). Seu entre-eixos foi aumentado em 97 mm para 3.100 mm; um entre-eixos estendido de mais 400 mm também estará disponível como opção (comprimento total: 5.450 mm). Com uma largura de 2.032 mm, a largura externa do Transporter aumentou em 128 mm em comparação com seus predecessores (excluindo espelhos externos). A largura máxima entre as caixas de roda foi aumentada em 148 mm para 1.392 mm, facilitando o armazenamento de paletes Euro. O comprimento padrão do espaço de carga no piso do Transporter é de 2.602 mm de entre-eixos – um aumento de 61 mm; com o entre-eixos longo, o comprimento do espaço de carga aumenta para 3.002 mm.
O novo Transporter se beneficiou de um aumento no comprimento, largura e entre-eixos, aumentando significativamente sua capacidade de carga. O volume de armazenamento maior para versões com entre-eixos normal é agora de 5,8 m³, enquanto as versões com entre-eixos longo e teto alto podem acomodar até 9,0 m³. A capacidade máxima de carga aumentou para 1,33 toneladas, e a capacidade de reboque agora é de 2,8 toneladas.
O interior segue os mais recentes modelos comerciais da marca, com a VW mantendo alguns elementos que já conhecíamos da geração anterior do Transporter, como a posição elevada do assento do motorista e a alavanca de câmbio. À frente do motorista, o novo display digital é facilmente visível dentro da linha de visão. Consiste em um painel configurável de 12″ (Digital Cockpit com 30 cm de diagonal) e uma tela sensível ao toque de 13″ (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment padrão, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Outro recurso padrão é o novo volante multifuncional com botões fáceis de usar, mesmo com luvas. Assim como no Multivan e no ID. Buzz, o novo Transporter também possui um freio de estacionamento elétrico com função Auto-Hold. O funcionamento do freio de estacionamento foi transferido para o painel de instrumentos, liberando assim mais espaço no assoalho para possível acesso traseiro através da cabine – dependendo do equipamento.
Além disso, o sistema de infotainment pode ser aprimorado opcionalmente com um sistema de navegação, serviços móveis online VW Connect e VW Connect Plus (padrão com o sistema de navegação) e um sistema de som Harman Kardon.
A nova geração do Transporter também inclui uma versão PanAmericana, uma variante exclusiva do modelo que evoluiu para um clássico cult desde 2001. Nesta geração, a variante PanAmericana estará disponível em conjunto com os modelos van e Caravelle.
Externamente, o novo PanAmericana é reconhecível por seus acabamentos robustos para off-road nos painéis laterais e arcos das rodas, para-choques texturizados para condições adversas e uma grade do radiador pintada. Filmes adesivos também protegem a porta traseira ou as portas traseiras na parte inferior.
No interior, destacado por aplicações em aço inoxidável iluminadas para os degraus, aplicações em preto brilhante no painel frontal e maçanetas internas cromadas. Outras características distintivas incluem tecidos exclusivos para os assentos com a gravação “PanAmericana” incorporada nos encostos, além de costuras esteticamente coordenadas para harmonizar com as cores dos tecidos e outros elementos de design dentro dos veículos.
A Caravelle PanAmericana vem de série com as novas rodas de liga leve de 19” Indianapolis (em preto com acabamento brilhante), que também estão disponíveis para o Transporter PanAmericana. A tração integral 4Motion opcional está disponível para ambas as versões PanAmericana.