O ex-número 1 do mundo Yevgeny Kafelnikov elogiou Novak Djokovic como o maior tenista da história após sua vitória nas Olimpíadas, mas expressou sua crença de que Djokovic não detém o título de maior atleta.
Kafelnikov, campeão de Grand Slam duas vezes, venceu o Aberto da França de 1996 e o Aberto da Austrália de 1999. Ele também teve sucesso em duplas, conquistando quatro títulos de Grand Slam nessa disciplina.
No auge de sua carreira, Kafelnikov derrotou Tommy Haas em cinco sets para ganhar uma medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Ele disputou sua última partida em 2003 e se aposentou oficialmente do tênis profissional em 2010.
No total, Kafelnikov ganhou 26 títulos ao longo da carreira e alcançou mais de 500 vitórias em partidas em todos os níveis. Ele também ganhou mais de 20 milhões de dólares em prêmios, classificando-se entre os 30 maiores ganhadores da história da ATP. Em 2019, ele foi introduzido no Hall da Fama do Tênis Internacional.
Apesar de sua aposentadoria, o homem de 50 anos continua sendo um fã dedicado do esporte e recentemente testemunhou Novak Djokovic, o atual número 2 do mundo, se tornar o mais velho campeão olímpico de tênis nas Olimpíadas de Paris 2024.
No último domingo, Djokovic derrotou Carlos Alcaraz, uma das atuais estrelas em ascensão do tênis masculino, com um placar de 7-6, 7-6 em Roland Garros para ganhar sua primeira medalha de ouro em tênis e a primeira da Sérvia em sua quinta tentativa. Esta vitória solidificou seu lugar na história do tênis como o quinto jogador a alcançar o Golden Slam.
Após o 99º e mais significativo triunfo de Djokovic em Paris, que acabou com sua maior seca de títulos desde 2005, Kafelnikov não tem dúvidas de que Djokovic é o maior tenista de todos os tempos. No entanto, ele acredita que a lenda do basquete Michael Jordan supera Djokovic como o maior atleta. No entanto, Kafelnikov ainda classifica Djokovic entre os três primeiros da lista.
“Não há dúvida de que Novak é o maior jogador de tênis de todos os tempos, isso é certo. Você não pode compará-lo a Michael Jordan… eu não acho, porque cresci idolatrando o maior atleta de todos os tempos, que foi Michael Jordan.”
” tudo o que eu queria era vê-lo jogar ao vivo. Para mim, ele ainda é o número um, mas Novak é definitivamente um dos três maiores atletas de todos os tempos, sem dúvida – considerando todas as conquistas, recordes e títulos que ele ganhou.”
Djokovic não perdeu um set em seu caminho para conquistar o título olímpico, e ele mesmo acredita que completou seu quebra-cabeça do tênis, tendo vencido todos os troféus significativos no tênis.
Kafelnikov, que falou com o Tennis Majors, está incerto sobre o futuro da carreira de Djokovic. Ele sugere que o vencedor de 24 Grand Slams pode ter dificuldades para manter sua motivação.
“Novak permaneceu motivado porque tinha como objetivo ganhar a medalha de ouro. No entanto, será desafiador para ele encontrar o mesmo nível de motivação agora. Ele não precisa provar sua superioridade sobre Federer e Nadal para ninguém, isso é certo. O que vem a seguir? Eu não tenho ideia.”
“Se ele optar por continuar jogando apenas por amor ao jogo, isso é perfeitamente aceitável, e ninguém o criticará por isso. Afinal, ele já conquistou tudo. Não consigo imaginar como ele pode encontrar a inspiração para superar suas conquistas atuais. Essa é a minha perspectiva.”
Foto do Instagram de Djokovic