A Aprilia teve um começo promissor na temporada da MotoGP, lutando por pódios e até garantindo uma vitória no GP das Américas. No entanto, eles têm lutado para replicar esses resultados nas corridas principais, embora tenham permanecido competitivos nas corridas Sprint. O Diretor Executivo Massimo Rivola está pedindo uma reação, ciente do que está dando errado no momento.
Em uma entrevista ao Sky Sport MotoGP, o italiano explicou que o problema está identificado: ‘Desde que voltamos à Europa, há uma tendência clara. Uma Aprilia às vezes está na frente, apresentando um bom desempenho na Sprint, mas então na corrida longa não somos competitivos o suficiente a partir da metade da corrida. Há um problema de gerenciamento de desempenho principalmente relacionado ao consumo de pneus; precisamos nos concentrar nisso’.
Rivola acredita que há dois aspectos nesse problema: ‘Acho que há um problema de ajuste, tanto mecânico quanto eletrônico. E também como gerenciamos os finais de semana de corrida. Precisamos de mais informações a partir de sexta-feira, mesmo que isso signifique às vezes ter que começar do Q1’.
O engenheiro também reconheceu que a diferença para o topo nas corridas principais é significativa e precisa ser abordada: ‘Fomos 40 segundos mais rápidos do que no ano passado, o que é uma eternidade, mas ainda estávamos dez segundos atrás do líder. […]. Estamos cometendo alguns erros, ou a Ducati está se saindo particularmente bem desde que voltamos à Europa. Eles aproveitaram bem o teste de Barcelona, uma pista com baixa aderência, para progredir. Eles se saíram bem, agora cabe a nós. […]. O fato de não termos juntado todas as peças [em Silverstone] deve nos fazer refletir e entender como melhorar. A diferença é grande demais; precisamos progredir’.